back to top

Diabetes e incidência de câncer

Um estudo canadense publicado na edição de julho da revista Cancer ampliou evidências já disponíveis e concluiu que existe uma associação entre o diagnóstico de diabetes e a incidência de câncer. Os resultados mostram um risco aumentado para neoplasia 10 anos antes do diagnóstico de diabetes e nos primeiros 3 meses após o diagnóstico de diabetes.

Tira-Dúvidas: Tamoxifeno interfere no diabetes?

Os autores realizaram um estudo de coorte retrospectivo em mais de 1 milhão de adultos que vivem em Ontário, Canadá, para avaliar a associação entre o diagnóstico de diabetes e a incidência de câncer em 3 períodos: 10 anos antes do diagnóstico de diabetes, nos primeiros três meses após o diagnóstico de diabetes, e de 3 meses a 10 anos após o diagnóstico de diabetes.

Indivíduos com diabetes foram significativamente mais propensos a ter sido diagnosticados com câncer nos 10 anos que antecederam o diagnóstico de diabetes em comparação com indivíduos sem diabetes. A incidência de câncer também foi significativamente maior em indivíduos com diabetes dentro do período de 3 meses após o diagnóstico de diabetes. No entanto, o risco de câncer após 10 anos do diagnóstico de diabetes não foi significativo.

Os resultados demonstraram que os indivíduos com diabetes têm um risco significativamente maior de desenvolver câncer antes e imediatamente após o diagnóstico da doença. O período de maior risco foi observado nos primeiros 3 meses após o diagnóstico de diabetes.

Referência: Lega, I. C., Wilton, A. S., Austin, P. C., Fischer, H. D., Johnson, J. A. and Lipscombe, L. L. (2016) – The temporal relationship between diabetes and cancer: A population-based study. Cancer. doi: 10.1002/cncr.30095

Posts Relacionados

Posts populares no site

Posts Populares na categoria