back to top

Exercício físico durante o tratamento do câncer: protagonista do bem estar físico e mental

Exercício físico durante o tratamento do câncer: protagonista do bem estar físico e mental

A Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) emitiu uma nova diretriz* sobre exercício, dieta e controle de peso durante o tratamento ativo do câncer em adultos.

Há quase 10 anos, eu, como profissional de educação física, venho abordando este tema. Durante este período tenho visto muitos pacientes com câncer procurando fazer mudanças em seu estilo de vida com excelentes resultados.

Essa nova diretriz representa um passo importante na divulgação de orientações para pacientes adultos sobre exercícios físicos e controle de peso. A diretriz sugere que os profissionais especializados em oncologia recomendem a incorporação do exercício no tratamento do câncer para pacientes que recebem terapia sistêmica e radioterapia, e também no período pré-operatório para pacientes com câncer de pulmão.

A introdução de uma rotina diária de exercícios específicos no período que antecede a cirurgia possui um papel crucial para a redução do tempo de internação hospitalar, e também das complicações no pós-operatório da cirurgia do pulmão.

Pacientes que estão em tratamento de quimioterapia ou radioterapia e praticam exercícios regulares, preservam a aptidão cardiorrespiratória, bem como o condicionamento físico e força muscular.

A redução dos sintomas de ansiedade e depressão, além da melhora na qualidade de vida, também estão entre os benefícios que o exercício físico traz durante o tratamento ativo.

Portanto, é muito importante que os profissionais de oncologia cada vez mais recomendem, como parte da terapia, a prática de exercícios aeróbicos e resistidos para pacientes que estão em tratamento, a fim de suavizar os efeitos colaterais associados ao tratamento.

Luciana Castelli Assmann – Educadora física especialista em pacientes oncológicos

 

*The guideline is published in the Journal of Clinical Oncology, online May 16, 2022.

Posts Relacionados

Posts populares no site

Posts Populares na categoria