back to top

Prevenção: uma chance a mais de vencer!

Prevenção: uma chance a mais de vencer!

No mês de conscientização sobre o câncer colorretal, um alerta sobre a importância das consultas e exames de rotina para a saúde

Ir ao médico e realizar exames nem sempre faz parte da nossa rotina de cuidados pessoais programados. Com muita frequência procuramos profissionais de saúde quando temos uma queixa, uma dor ou desconforto.

Exames ginecológicos, retais e endoscópicos são evitados ou adiados por muitos. Infelizmente esse comportamento pode ser extremamente prejudicial para a nossa saúde, especialmente quando estamos falando da prevenção do câncer colorretal, que chamamos popularmente de “câncer de intestino”.

O mês de setembro é dedicado à prevenção desta doença, que cresce de maneira importante no Brasil e no mundo. Medidas simples como a consulta médica e a realização dos exames solicitados pelo profissional são fundamentais para se identificar precocemente muitas doenças, dentre elas o câncer colorretal, que atualmente ocupa o segundo lugar dentre as neoplasias mais letais para ambos os sexos.

Informação e serviços de saúde estruturados são essenciais para que o diagnóstico precoce e o tratamento, geralmente cirúrgico inicialmente, possam ser realizados o mais precocemente possível, a fim de aumentar as possibilidades de cura ou tempo de vida.

Campanhas educativas para a população em geral são uma importante estratégia para sensibilizar as pessoas para a importância da realização das consultas e exames de rotina. No Brasil, os exames endoscópicos, como a colonoscopia, exame ouro para diagnóstico de doenças intestinais, ainda não são facilmente acessíveis à população, o que gera atraso no diagnóstico e no tratamento, e implica em encontrar pessoas com estágios avançados da doença, que requerem cuidados e tratamentos complexos, caros e que muitas vezes demandam internações hospitalares prolongadas. Desafortunadamente são situações diretamente associadas aos altos índices de mortalidade pela doença.

É muito importante que a prevenção seja contemplada nas políticas públicas e sejam implementadas ações para que que a detecção precoce do câncer colorretal seja ampliado. Assim, é necessário que o Setembro Verde seja amplamente divulgado, que as pessoas recebam informações sobre essa realidade, busquem fazer seus exames de rotina e que profissionais e instituições da saúde juntos divulguem e efetivem mais e mais ações preventivas por essa causa, a fim de que a prevenção do câncer colorretal seja parte integrante contemplada nas políticas públicas em todo o nosso país.

 

Profa. Dra. Maria Angela Boccara de Paula
Enfermeira Estomaterapeuta
Mestre e doutora em Enfermagem

 

Posts Relacionados

Posts populares no site

Posts Populares na categoria