back to top

Veja o que considerar ao viajar durante o tratamento

Você está passando por um tratamento oncológico há alguns meses, o que requer sessões de quimioterapia, radioterapia ou os dois. Isso significa que sua vida está bastante centrada em consultas médicas e exames, o que gera certa ansiedade. Dependendo da frequência com que você precisa se disponibilizar para o tratamento, Tirar uns dias de férias e viajar pode surgir como uma alternativa para diminuir a ansiedade. Mas é importante fazer algumas perguntas a si mesmo e ao seu médico. O site da Cleveland Clinic, um dos hospitais mais importantes dos Estados Unidos, preparou uma lista de sugestões.

Leia mais: Paciente oncológico pode viajar?

1.  Estou em condições de tirar férias agora?

A resposta a essa pergunta depende do estágio de seu tratamento. Se você está apenas começando, o médico pode dizer que é importante manter o programa, por isso uma viagem não seria tão recomendável.

Agora, se está acabando a quimioterapia, você pode estar mais suscetível a infecções. Isso não significa que você não deve viajar, mas a dica é evitar um voo internacional de longa duração ou um cruzeiro. Se passou por uma cirurgia recentemente, seu médico pode aconselhá-la a evitar ou adiar viagem aérea, pois pode aumentar o risco de desenvolver coágulos sanguíneos.

Se o médico liberou, por exemplo, uma semana, não deixe de perguntar as recomendações necessárias e o que fazer em caso de urgência. Tenha em mãos telefones úteis e verifique se no local de destino há algum hospital de referência.

2. Devo levar algum medicamento especial por conta do tratamento?

Faça um kit de medicamentos que o médico recomendou que você levasse, como remédios para náuseas, dor de estômago e de cabeça.

Atenção: se você for fazer uma viagem curta de avião, leve os remédios embalados com você. NÃO OS DESPACHE. Entretanto, se você precisar transportar um medicamento injetável, precisará de uma carta do oncologista recomendando o uso para poder levar no trajeto.

Além disso, quimioterapia deixa seu corpo mais sensível ao sol. Certifique-se de levar protetor solar, chapéus e óculos escuros.

3. Fisicamente, eu consigo lidar com um período de recesso?

Antes de escolher seu destino, é importante pensar em como você está se sentindo. Optar por lugares que tenham que andar muito, com trilhas, diversos passeios, visitas a parques, talvez não seja uma boa pedida se você ainda sente muita fadiga.

Praia ou campo podem ser um destino interessante para descansar e relaxar. Mas a recomendação continua: atente-se para aplicar protetor solar a cada três horas e evite comer os petiscos que são vendidos na areia. Faça um kit com alimentos para serem consumidos quando sentir fome, incluindo frutas, castanhas, biscoitos. Não se esqueça de beber bastante água para não ter problemas com desidratação.

E lembre-se: não é porque você está tratando um câncer que não tem direito de se divertir. As memórias que você cria durante uma viagem podem ajudá-la a seguir durante as fases estressantes do tratamento.  

Posts Relacionados

Posts populares no site

Posts Populares na categoria