back to top

Sedentarismo e obesidade contribuem para o surgimento de câncer?

spot_img

Tenho 56 anos, diabetes tipo 2, sou bipolar, tenho insuficiência renal crônica, hipertensão e estou obesa. Por conta dos remédios psiquiátricos fico sem disposição para me exercitar. Gostaria de saber se os fatores acima mencionados contribuem para o surgimento de algum tipo de câncer. Obrigada.

A obesidade, assim como a hipertensão e o diabetes, são fatores de risco não só para o câncer, mas também para outras doenças. Os exercícios, se praticados com regularidade, 150 minutos por semana, ajudam no controle de peso, dos níveis desejáveis de pressão arterial e de insulina, além de reduzir o risco de desenvolvimento de vários tipos de cânceres.

Quanto à falta de energia e indisposição a que se refere devido ao uso de alguns medicamentos, sugiro que experimente fazer uma caminhada diária de 15 minutos. Ainda que pareça um grande esforço nos primeiros dias, com o tempo você vai se sentir mais disposta e poderá evoluir para 20 e depois 30 minutos. Experimente, é essencial movimentar o corpo!

Luciana Assman: Educadora Física especialista em pacientes oncológicos.

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria