back to top

Alimentos que ajudam em caso de diarreia

banana diarreia

Banana, maçã e aveia estão entre eles… mas você sabe por quê?

Já diz a sabedoria popular que banana é uma arma potente para controlar episódios de diarreia. Mas por quê? Em geral, o segredo dos alimentos que “prendem o intestino” está nos componentes que eles possuem, capazes de eliminar toxinas que desencadeiam a diarreia ou de regularizar o trânsito intestinal.

É fundamental, portanto, que o paciente conheça os responsáveis pela redução do desconforto, para estabelecer uma dieta adequada às suas condições em cada momento do tratamento e, principalmente, contar com a ajuda deles para melhorar o quadro no curto prazo.

A banana, por exemplo, possui fibras que ajudam a estabelecer uma evacuação eficiente, além de potássio, um dos minerais perdidos durante a diarreia. Também possui prebióticos que ajudam a manter as bactérias boas no trato digestivo e intestinal. Outros alimentos com fibras dietéticas são abacaxi, aveia, cenoura, ameixa, grão de bico e beterraba.

A aveia possui, ainda, fibras solúveis que ajudam a diminuir a irritação dos intestinos e a regularizar suas funções. A maçã também é rica em fibras dessa natureza, além de ser um alimento com sabor mais neutro e, portanto, mais fácil de ser digerido por pacientes sujeitos a náuseas.

Já o arroz integral possui vitaminas do Complexo B, que, além de combater os sintomas da diarreia, ameniza efeitos das toxinas dos medicamentos quimioterápicos, melhorando os desconfortos intestinais. Outros alimentos que participam desse grupo de vitaminas são peixes, castanhas, fígado, abacate, couve, espinafre e outros vegetais verdes.

É importante ressaltar a necessidade de ingerir líquidos para evitar desidratação e a sensação de fraqueza provocada pela diarreia. Algumas bebidas e alimentos líquidos atuam, inclusive, como um calmante para o intestino. Chás de camomila ou de erva cidreira, por exemplo, contribuem para a musculatura do órgão, regularizando o seu funcionamento, enquanto as sopas, além de repor os sais perdidos, são fonte de calor, que dão sensação de relaxamento intestinal. Fermentos vivos presentes em iogurtes também auxiliam na recuperação do equilíbrio da flora.

Embora tais alimentos sejam seus aliados, jamais procure resolver sozinho problemas decorrentes do tratamento. Em caso de diarreia persistente ou intensa, o paciente deve avisar seu médico. No ciclo seguinte, as doses dos medicamentos oncológicos poderão ser reduzidas ou, ainda, medicamentos preventivos de diarreia poderão ser receitados.

Posts Relacionados

Posts populares no site

Posts Populares na categoria