back to top

Ambiente agradável pode ajudar a evitar enjoos

Não se engane: o paladar não é estimulado somente pelo gosto de alimentos e bebidas, mas por estímulos que envolvem todo o sistema sensorial.
Portanto, para uma experiência deliciosa e completa, vale dar alguma atenção a todos os elementos presentes em uma refeição, incluindo os que vão além dos pratos em si. Os pacientes oncológicos, que costumam sofrer de enjoos e dificuldades para se alimentar, também podem se beneficiar bastante desse cuidado.

Veja também: Hidratar-se bem ajuda a combater enjoos

Geralmente, os pacientes prestam muita atenção à comida, e esquecem que o local em que se faz a refeição têm influência neste momento. Providenciar um ambiente tranquilo e confortável é um importante passo para evitar náuseas. Uma iluminação adequada, mesas bem arrumadas, flores e até um bom fundo musical podem trazer boas experiências aos pacientes.

Ter conversas agradáveis também é fundamental. Convidar amigos e familiares para jantares pode animar o paciente e fazer com que ele se interesse mais pela comida, além de transformar a experiência em um momento menos solitário.

Caso um momento de enjoo já tenha se instalado, recomenda-se ao paciente ficar longe da cozinha durante o preparo da refeição (ou dar uma pausa no caso de estar sozinho). Assim, é possível impedir que o cheiro acentue a náusea.

Posts Relacionados

Posts populares no site

Posts Populares na categoria