back to top

8 cuidados para a pele de quem faz químio ou radioterapia

spot_img

Passar um creme na pele do rosto e do corpo antes de dormir, algo tão corriqueiro para a maioria das mulheres, pode não ser um processo tão simples após passar por uma quimio ou radioterapia. Nesses casos, os cuidados devem ser intensificados, já que a pele fica fragilizada: pode coçar, ficar vermelha, irritada, seca, escamosa, entre outros efeitos colaterais. E os homens também devem ficar atentos, principalmente na hora de se barbear.

Não ignore mesmo atividades muito rotineiras. Não se deve usar produtos como desodorantes e perfumes sem antes avisar o médico. O mesmo vale se for necessário fazer curativos em alguma ferida. O INCA (Instituto Nacional do Câncer) dá dicas específicas de como cuidar da pele ao passar por tratamentos contra o câncer. Confira as instruções:

Radioterapia

1. Lave a área irradiada com água e sabão e enxugue com uma toalha macia, sem esfregar;

2. Não entre em saunas, banhos quentes, nem utilize sacos de água quente ou gelo,  lâmpadas solares ou qualquer outro material sobre a pele em tratamento;

3. Proteja a pele da luz solar até um ano depois do fim do tratamento, usando protetor solar fator 15, blusa ou camiseta;

4. Evite usar roupas apertadas, sutiãs, camisas com colarinhos, calças jeans etc.;

5. Não use tecidos sintéticos do tipo nylon, lycra, cotton ou tecidos mistos com muita fibra sintética. A roupa deve ser feita de algodão.

Quimioterapia

6. Ao se depilar e fazer a barba, tenha bastante cuidado para não se cortar (se possível, use barbeador elétrico);

7. Nas mãos, evite retirar cutículas e seja cuidadoso ao cortar as unhas;

8. Caso sinta ressecamento da pele ou descamação, passe hidratante que não contenha álcool (como por exemplo óleo de amêndoa ou leite de aveia).

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria