back to top

Enjoos podem ser amenizados com mudanças que vão além dos alimentos

essencia hortela enjoo

Pratos atraentes, boas conversas e um ambiente favorável podem tornar a experiência alimentar do paciente mais agradável.

Para driblar os enjoos provocados pelos medicamentos quimioterápicos, os pacientes podem adotar medidas que vão além da escolha dos alimentos. E, acredite ou não, apenas com mudanças de hábitos na hora das refeições é possível reduzir a sensação de náusea provocada pela quimioterapia.

Veja também: 5 alimentos que ajudam a combater enjoos

Uma delas é evitar ficar próximo à cozinha durante o preparo de uma refeição. O cheiro dos alimentos – principalmente se forem muito gordurosos, processados ou muito temperados – pode acentuar o enjoo. Caso não seja possível ficar longe da cozinha, uma alternativa é inalar essências, como óleos de hortelã-pimenta e gengibre.

Além disso, como o paladar não é estimulado somente pelo gosto dos alimentos, pratos visualmente agradáveis e coloridos podem ajudar a combater a sensação de náusea. As várias cores produzem um efeito visual que desperta o interesse do paciente pela comida, além de possuir grande quantidade de nutrientes, fundamental para o sucesso do tratamento. Por isso, quanto mais colorido, melhor.

Outra dica importante é preferir talheres de plástico ou de madeira e evitar os de metal. Muitos pacientes se queixam de sentirem constantemente um gosto metalizado na boca, resultante da alteração no paladar causada pela quimioterapia, e os talheres de metal podem potencializar essa sensação. O paciente deve, ainda, manter a cabeça levemente inclinada para cima, cerca 45°, durante e após as refeições, para diminuir o risco de refluxos.

Por fim, a recomendação é que se crie um ambiente agradável para o paciente se alimentar, com uma iluminação adequada, mesas bem arrumadas, flores e por que não até com um fundo musical. Boas conversas também podem contribuir, então não se esqueça de convidar amigos e familiares, fazendo com que a refeição seja um momento de prazer no dia.

Posts Relacionados

Posts populares no site

Posts Populares na categoria