Dia a Dia do Paciente / Efeitos Colaterais

Paula Andregheto

Publicado em 16/09/2016

Revisado em 16/09/2016

Pratos visualmente agradáveis podem combater enjoos

Para pacientes que estão em tratamento contra o câncer, estimular o paladar é sempre um desafio. A sensação de náusea é tão recorrente que essas pessoas chegam a perder completamente o interesse pela comida. Muitas vezes, até os alimentos mais saborosos deixam de ter valorou pior, provocam náuseas só pelo cheiro.

Assista: Como deve ser a alimentação após um câncer

Como o paladar não é estimulado somente pelo gosto dos alimentos (há todo o sistema sensorial envolvido), elaborar pratos visualmente agradáveis e bastante coloridos pode ajudar a resgatar o apetite do paciente e a despertar novamente o interesse pela refeição, o que é fundamental para o sucesso do tratamento ao manter o sistema imunológico fortalecido.

Um prato com várias cores, além de atrativo, possui maior quantidade de nutrientes, o que poderá contribuir ainda mais para o sucesso do tratamento. Ou seja, quanto mais colorido for o prato, mais saudável ele será. Diversifique com vários grupos de alimentos, como frutas, legumes e proteínas.

Além disso, é essencial priorizar alimentos considerados apetitosos pelo paciente e evitar aqueles com cheiros mais fortes, que podem intensificar as náuseas. Pratos preparados por pessoas queridas também costumam a reforçar o estímulo.

Fique atento: alimentar-se é importante, mas jamais se deve forçar alguém a comer. A cobrança pode causar tensão e até piorar o enjoo.