back to top

Crianças em tratamento devem se manter hidratadas

agua

No verão, o calor excessivo pode agravar os quadros de desidratação, muito comuns em crianças que estão em tratamento.

Se para uma pessoa saudável a hidratação é fundamental, para uma criança com câncer é ainda mais importante. Assim como os quadros de diarreia e vômito, comuns durante o tratamento, o calor excessivo também contribui para a perda de água e consequente desidratação.

Veja também: Sucos de frutas cítricas ajudam a aliviar náuseas

O resultado, todo mundo conhece: boca seca, moleza, dor de cabeça, tonturas, cansaço e sonolência, entre muitos outros. Para que as crianças não sofram com esses sintomas e aproveitem o verão da melhor maneira possível, o ideal é ingerir líquidos com frequência, de 1,5 a dois litros (aproximadamente de 8 a 10 copos) por dia, principalmente nos intervalos entre as refeições.

É importante que a água seja filtrada ou fervida, ou então mineral, para evitar contaminação. Sucos também são ótimas opções, principalmente os cítricos, que além de hidratar também ajudam a diminuir as náuseas, muito recorrentes durante o tratamento. No preparo dos sucos, as frutas devem ser preferencialmente com cascas íntegras e, claro, sem partes estragadas.

Outra estratégia bastante eficaz é ingerir alimentos que contenham bastante água, como laranja, ameixa, figo, pêra, coco verde, batata, cenoura, tomate, ovo e frango, além de vegetais como agrião, alface e pepino. Alguns deles, como a batata, a cenoura, o tomate e o frango, além de ajudarem na hidratação, também irão estimular o paladar, que normalmente está comprometido pelo tratamento.

Além disso, evite o uso em excesso de sal no preparo da comida e o consumo de alimentos com alto teor de sódio, já que essas opções podem contribuir para um possível quadro de desidratação. Refrigerantes e chás escuros também devem ser evitados. Por serem diuréticos, acabam estimulando a perda de água do organismo.

Posts Relacionados

Posts populares no site

Posts Populares na categoria