back to top

Devo tirar do cardápio os alimentos ácidos?

spot_img

A resposta é não! Esses alimentos podem ser importantes armas para combater alguns efeitos colaterais frequentes no tratamento.

Muitos pacientes que estão em quimioterapia acreditam que os alimentos ácidos podem ser prejudiciais ao tratamento. De fato, quando se tem uma ferida na boca típica dos efeitos colaterais da químio (mucosite), a recomendação é evitá-los até que as lesões melhorem. Entretanto, a ideia de que eles trazem somente malefícios está equivocada, já que, em alguns casos, ocorre justamente o contrário.

Os médicos frequentemente indicam alimentos ácidos para aliviar o enjoo causado pelo tratamento quimioterápico. Isso porque esses alimentos são ricos em ácido fólico, uma vitamina do complexo B que auxilia na digestão, favorecendo o esvaziamento gástrico.

Alguns alimentos dessa categoria são as frutas cítricas e o tomate. Vegetais como espinafre, rúcula e brócolis, bem como grãos integrais também possuem essa propriedade. Vários pacientes adotam, por exemplo, o hábito de chupar um picolé de limão para rebater essa sensação.

Ainda assim, é comum encontrar na internet textos que relacionam uma dieta ácida ao surgimento de câncer. Contudo, não há evidências sólidas que corroborem cientificamente essa tese, tornando esse mais um dos mitos sobre o tema.

É claro que, como acontece com qualquer outro tipo de alimento, abusar de uma dieta ácida também pode causar desconforto, como lesões na boca, aftas ou problemas digestivos, como refluxo gastroesofágico, esofagite e gastrite. Nesse caso, vale a pena reduzir o consumo de ácidos e balancear a dieta com alimentos alcalinos, sempre consultando um médico para receber as orientações mais adequadas.

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria