back to top

Hospital de SP tem programa gratuito de congelamento de óvulos para pacientes com câncer

Infelizmente, apesar de ser de extrema importância para as mulheres, a técnica não é para todos os bolsos, pois o tratamento pode custar de R$10 mil a R$20 mil. O Hospital Pérola Byington, em São Paulo, oferece desde 2010 o congelamento de óvulos para mulheres em tratamento contra o câncer de forma gratuita. A única restrição, entretanto, é que as mulheres tenham até 35 anos e não estejam com câncer em estágio avançado. Ela não precisa necessariamente estar em tratamento oncológico na instituição.

Dr. Mário Cavagna, chefe do departamento de reprodução humana do Pérola, relata que 120 mulheres têm os óvulos congelados e uma, no momento, está grávida. “Como começamos o programa há três anos, ainda não deu tempo de as pacientes voltarem e desejarem o descongelamento dos óvulos. Muitas ainda estão sob os cuidados da oncologia”, explica. Cerca de 98% das pacientes que pedem o congelamento dos óvulos no Pérola são portadoras de câncer de mama. O restante é formado por pacientes com cânceres hematológicos. [relacionados]

O índice de sucesso da gravidez vai depender da idade da mulher. Cavagna explica que se a paciente tiver de 10 a 15 óvulos e até 35 anos, a taxa de sucesso pode chegar a 70%. “A químio envelhece o ovário da mulher em oito a dez anos. Por isso, quanto mais jovem a paciente, maiores as chances de ela engravidar posteriormente. Quando a paciente é jovem, existe a possibilidade de ela conseguir engravidar com os próprios ovários. Somente se ela não conseguir utilizamos os óvulos congelados e fazemos o processo de fertilização.”

Cavagna destaca ainda que, além de todo processo ser gratuito, não há nenhum tipo de fila de espera. Mas para participar do programa há necessidade de um encaminhamento do médico especialista. Para mais informações sobre o cadastramento, basta entrar em contato pelo telefone (11) 3104-2785.

Posts Relacionados

Posts populares no site

Posts Populares na categoria