back to top

Projeto Amor à Pesquisa Contra o Câncer no Brasil realiza primeiras reuniões com centros selecionados

spot_img

 

A organização do projeto Amor à Pesquisa Contra o Câncer no Brasil promoveu, entre os meses de novembro e dezembro de 2021, os primeiros encontros virtuais com as instituições selecionadas no edital para estruturação dos novos centros de pesquisa em Oncologia. O programa, idealizado pelo Instituto Vencer o Câncer, vai acompanhar o processo de implementação das atividades nos locais durante dois anos.

A equipe do LACOG, responsável pela consultoria técnica, conduziu os encontros com representantes do Centro Integrado de Pesquisa da Amazônia (Manaus/AM), do Hospital Universitário João de Barros Barreto (Belém/PA), do Hospital de Câncer Dr. Tarquínio Lopes Filho (São Luís/MA), do Hospital Napoleão Laureano (João Pessoa/PB) e da Clínica Onconeo LTDA (Campo Grande/MS).

Após as apresentações iniciais, os participantes dividiram as expectativas da instituição selecionada para o projeto e elencaram os próximos passos no cronograma de atividades.

Nos primeiros oito meses, serão desenvolvidas etapas como o registro no sistema CEP (Comitê de Ética em Pesquisa), avaliação da documentação do centro, treinamento da equipe, visitas de consultoria, além de videoconferências periódicas para acompanhamento do processo de implantação dos centros.

Projeto impulsiona a pesquisa contra o câncer no país

O projeto Amor à Pesquisa Contra o Câncer no Brasil, idealizado pelo Instituto Vencer o Câncer, tem como objetivo estruturar novos centros de pesquisa no país e aumentar o acesso dos brasileiros a protocolos de estudos em tratamentos inovadores. Com consultoria técnica do LACOG (Latin American Cooperative Oncology Group) e o patrocínio da Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa), Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos) e Eurofarma, representa um esforço conjunto de associações de saúde, indústria e pesquisadores visionários para impulsionar estudos em Oncologia no país.

O projeto Amor à Pesquisa Contra o Câncer no Brasil conta com o apoio de um conselho gestor composto pelos maiores especialistas brasileiros em pesquisa clínica. Além de desenvolver e organizar a estrutura operacional e pessoal, vai monitorar a implementação de estudos clínicos e atividades por um período de dois anos, em instituições filantrópicas, privadas e do SUS, em regiões com pequeno número de centros de pesquisa na área. Nesta primeira etapa, as instituições selecionadas pelo edital estão localizadas em Manaus (AM), Belém (PA), São Luís (MA), João Pessoa (PB) e Campo Grande (MS).

 

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria