back to top

Projeto Amor à Pesquisa Contra o Câncer no Brasil divulga centros selecionados

Pesquisa Clínica

 

Iniciativa do Instituto Vencer o Câncer, em parceria com o Lacog e apoio da Interfarma e Sindusfarma, incentiva a formação de novos polos de investigação em Oncologia

O Instituto Vencer o Câncer (IVOC) e o Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG) divulgam o resultado da seleção do projeto Amor à Pesquisa Contra o Câncer no Brasil, que objetiva fomentar e incentivar novos Centros de Pesquisa Clínica em Oncologia.

As instituições selecionadas para implementação de Centros de Pesquisa Clínica em Oncologia terão suporte técnico e financeiro durante a fase de implementação e desenvolvimento, pelo prazo de dois anos. Houve mais de 60 inscrições, o que comprova o potencial brasileiro para ampliar a pesquisa.

A escolha levou em conta critérios como localização geográfica da instituição de saúde, a disponibilidade institucional de um profissional da área de saúde para exercer atividades de coordenação, avaliação da população oncológica da instituição, disponibilidade de espaço físico e de equipamentos destinados à pesquisa clínica e a capacidade de realização dos exames ou possibilidade de realização com empresa terceirizada.

Os selecionados no edital foram:

  • Centro Integrado de Pesquisa da Amazônia– Manaus/AM;
  • Hospital Universitário João de Barros Barreto – Belém/PA;
  • Hospital de Câncer Dr. Tarquínio Lopes Filho – São Luís/MA;
  • Hospital Napoleão Laureano – João Pessoa/PB;
  • Hospital Oncovida – Montes Claros/MG;
  • Clínica Onconeo LTDA – Campo Grande/MS.

“Os centros receberão o suporte do LACOG, que reconhecidamente é o maior grupo de pesquisa clínica da América Latina. Os centros escolhidos terão suporte para seu desenvolvimento por um período de até dois anos, para que decolem. Veremos o nascimento de centros de excelência que trarão mais oportunidades ao país”, destaca o oncologista clínico Gustavo Girotto, um dos membros do conselho gestor que apoiará a estruturação dos centros e acompanhará as atividades.

O Brasil é o sétimo mercado farmacêutico mundial, mas no ranking de pesquisa clínica ocupa a 24ª posição. “Esse é um projeto que visa equipar novos centros de pesquisa em regiões onde eles ainda não estão estabelecidos, para que possam executar protocolos de âmbito internacional. Ou seja, agora, pacientes de todas as regiões do país vão poder ser recrutados para estes estudos, os mesmo que são realizados nos melhores centros do mundo”, afirma o oncologista Fernando Maluf, cofundador do IVOC.

As informações sobre podem ser acessadas em https://lacogcancerresearch.org/edital-de-selecao

Posts Relacionados

Posts populares no site

Posts Populares na categoria