back to top

Reação do enxerto contra o hospedeiro após transplante para linfoma

spot_img

Paciente com linfoma não hodgkin que faz o transplante alogênico e ocorre reação do enxerto contra o hospedeiro: é comum? Qual o percentual de ocorrência? (Scaf55)

A reação do enxerto contra o hospedeiro (DECH ou GVHD) é causada por agressão de células que formam o sistema imunológico (linfócitos) do doador contra estruturas do organismo do receptor, geralmente pele, pulmão, fígado e intestino. Pode acontecer de forma aguda até os primeiros cem dias após o transplante ou crônica daí em diante. Quanto maior for o grau de compatibilidade do binômio doador-receptor, menor será a chance de GVHD.

GVHD em grau leve (I e II) pode ser controlado e é interessante para contribuir para a cura do paciente, rejeitando eventuais células tumorais remanescentes após o transplante (efeito enxerto contra o linfoma: GVL). Se ocorrer de forma mais grave e intensa (graus III e IV), preocupa e pode comprometer o sucesso do procedimento.

Nos casos graves (cerca de 20% dos casos), o paciente necessitará de tratamento imunossupressor mais agressivo para controle dos linfócitos do doador. Esses medicamentos causam imunossupressão no paciente, ou seja, reduzem a atividade ou eficiência do sistema imunológico, predispondo a infecções oportunistas eventualmente graves.

Podem ocorrer outros efeitos colaterais severos específicos de cada medicamento imunossupressor no longo prazo. A imunossupressão também predispõe à recidiva do linfoma e pode favorecer o aparecimento de outros tumores.

Dr Roberto Buessio: Hematologista e hemoterapeuta da equipe de Hematologia e Transplante de Medula Óssea do COAEM.

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria