back to top

Oncologista dá dicas de como encarar um câncer de mama

spot_img

O oncologista Fernando Maluf, um dos criadores do portal Vencer o Câncer, a convite do programa Bem-Estar da TV Globo, deu algumas dicas importantes sobre como encarar um diagnóstico de câncer de mama.

Confie no seu médico

Segundo o médico, receber a notícia de que se é portador de um câncer, principalmente o de mama – no casos das mulheres – não é nada fácil e a primeira reação é a negação. “Ela vai questionar se aquele exame realmente é dela, se não foi trocado. Sabemos que é difícil, mas é preciso transpassar essa fase e enfrentar o problema de frente. Portanto, a minha recomendação nesses casos é procurar grandes centros de referência no tratamento contra o câncer, pois é lá que estão os melhores profissionais”, explica ele.

Maluf ressalta também que é importante confiar nos profissionais que estão tratando do seu caso. “Mas a confiança não se estende somente a equipe. É preciso acreditar em você e que é possível vencer a batalha. Isso faz uma enorme diferença”.

Mudanças de hábitos

E a última dica, uma das mais valiosas, se diz respeito à mudança do estilo de vida. Uma dieta mais equilibrada, sem frituras, gorduras é recomendada, pois isso ajuda a evitar uma reincidência do tumor. ”Por isso é importante que você seja acompanhada por um profissional de nutrologia, que vai orientar quais são os melhores alimentos para serem ingeridos durante esse processo”, explica o oncologista. Do mesmo modo, atividade física regular, ou seja, no mínimo três vezes por semana, por aproximadamente 30 minutos, previne a volta do tumor.

Além disso, ele recomenda a procura de terapias complementares como reiki, ioga, massoterapia, que ajudam na diminuição das dores durante e após o tratamento.

Para assistir ao depoimento do Dr. Maluf no programa Bem Estar clique aqui.

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria