back to top

3 alertas sobre o câncer de rim

rim rins

Câncer de rim muitas vezes só é descoberto por acaso; por isso, vale se prevenir.

O câncer de rim é um daqueles tumores que podemos chamar de raro. Não entra na lista do Inca dos 10 cânceres mais incidentes na população, mas acaba chamando a atenção por uma outra questão: sua agressividade. Outro entrave relacionado a esse tumor é que ele geralmente não produz nenhum sintoma. Quando há desconfiança de que algo está errado a ponto de procurar um médico, muitas vezes é devido a urina no sangue e aumento do volume abdominal, além de uma intensa dor na parte lateral da barriga. O problema é que quando esses sintomas surgem, o câncer já pode estar em estado avançado.

O que fazer então diante desse cenário tão pessimista? Listamos aqui alguns sinais de alerta que servem como prevenção:

1. Os tumores renais, normalmente, são diagnosticados por acaso. O médico pede um ultrassom ou ressonância dos rins por  qualquer outro motivo e acaba encontrando o tumor. Nesses casos de diagnóstico precoce, o índice de cura é maior, mas depende dessa descoberta “por sorte”. Por isso, a melhor forma de prevenir a doença é botar em prática aquela velha história de manter hábitos saudáveis. Não é à toa que martelamos a importância de praticar atividade física regularmente e se alimentar com baixa ingestão de gorduras. Vale também ter a capacidade de ficar atento e “ouvir” o próprio corpo, comunicando seu médico quando algo não vai bem.

2. Se você for fumante, é hora de repensar esse hábito. O cigarro é um dos principais fatores de risco para tumores urológicos, principalmente os de rins e bexiga. Esse risco aumenta por conta das centenas de agentes cancerígenos existentes na fumaça do cigarro. Quando eles caem na corrente sanguínea, acabam chegando aos rins para serem filtrados. Porém, suas altas concentrações tornam as células renais vulneráveis à sua ação carcinogênica.

3. Excesso de peso: Um estudo recente publicado na revista “Lancet” revela que o aumento de 5kg/m² no IMC (Índice de Massa Corporal) está relacionado a um risco 25% maior de desenvolver a doença. O ganho de peso acarreta sobrecarga nos rins, que necessitam filtrar mais sangue que o normal para atender à demanda do organismo.

A boa notícia é em relação ao tratamento. O tumor renal foi um dos que teve mais avanços. Nos últimos 10 anos, houve aprovação de pelo menos 10 novos medicamentos, principalmente de caráter imunoterápico, o que refletiu em melhoras significativas nas taxas de sobrevida e de qualidade de vida.

Posts Relacionados

Posts populares no site

Posts Populares na categoria