back to top

Boa hidratação ajuda a combater enjoo

Para reduzir as sensações de enjoo de pacientes oncológicos, uma importante e simples estratégia é ingerir líquidos. A ingestão de água reduz a pressão no estômago, diminuindo a ocorrência de refluxos, que muitas vezes são os responsáveis pelas náuseas.

Veja também: Sucos cítricos ajudam contra náuseas

O consumo de líquidos também ajuda a evitar a desidratação, muito frequente quando o paciente passa por quadros recorrentes de vômitos e diarreias. A recomendação é ingerir de 8 a 10 copos de água por dia.

Além de água, outros líquidos como sucos, chás, caldos e água de coco podem ajudar a aliviar a sensação de enjoo e manter o corpo hidratado. Por outro lado, refrigerantes à base de cola, café e chá preto (mate ou verde) devem ser evitados ao máximo, pois a cafeína presente neles pode causar ou agravar gastrite.

Apesar de ser uma medida simples, pessoas em tratamento contra o câncer muitas vezes têm dificuldade de tomar a quantidade suficiente de líquidos. Se esse for o caso, a dica é manter uma garrafa de dois litros sempre próxima para lembrar de tomá-la ao longo do dia.

Uma última dica valiosa: é importante não ingerir líquidos durante as refeições, principalmente em caso de náuseas intensas. Os líquidos podem estufar o estômago e inibir ainda mais o apetite do paciente.

Posts Relacionados

Posts populares no site

Posts Populares na categoria