Tipos de câncer / Câncer de cérebro



Dr. Fernando Maluf.

Dr. Fernando Maluf

Dr. Fernando Maluf é Doutor em Ciências/Doutorado em Urologia pela FMUSP, membro associado do American Cancer Society e Diretor do Serviço de Oncologia Clínica do Hospital BP Mirante de São Paulo. Foi Chefe do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica e membro integrante do Centro de Oncologia do Hospital Sírio Libanês. É autor de artigos científicos e de mais de uma dezena livros publicados no Brasil e no exterior, além de Professor Livre Docente pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Câncer de cérebro | Fatores de risco

Embora a maioria dos casos de tumores malignos do cérebro não tenha causas conhecidas, existem alguns fatores de risco.

Fatores de risco que levam ao aparecimento do câncer de cérebro.

Fatores de risco que levam ao aparecimento do câncer de cérebro.

  • Exposição à radioterapia

A situação mais clássica é o uso de radioterapia para tratar leucemia em crianças. Em geral os tumores cerebrais surgem após 10 a 15 anos da primeira radioterapia.

[relacionados]

  • Doenças genéticas

Algumas doenças genéticas também tem forte ligação com os tumores cerebrais, como a neurofibromatose tipo 1 . Metade das vezes essa síndrome é herdada dos pais e, em outra metade, acomete filhos de pais saudáveis, mesmo antes do nascimento.

  • Situações que afetam a imunidade

Doenças como a AIDS ou tratamentos com drogas que diminuem a imunidade em pacientes transplantados (imunossupressores) estão associados a maior chance de desenvolver tumores cerebrais, em particular os linfomas.

  • Telefones celulares

Alguns estudos sugerem uma possível relação com o surgimento de tumores cerebrais, em parte devido à proximidade dos celulares entre ouvido e cérebro. Nessa possível, mas contraditória associação, o tempo diário de uso e a duração em anos parecem ser fatores importantes.