back to top

Câncer de fígado | Prevenção

https://youtu.be/Q-5H1KO1IL4

A melhor forma de prevenir o aparecimento de tumores malignos no fígado é evitar as condições predisponentes, como cirrose alcoólica, combater a inflamação gordurosa do fígado (esteatose hepática), além da prevenção e tratamento das hepatites virais do tipo B e C.

As medidas de prevenção da cirrose hepática envolvem a moderação no consumo de álcool, nunca ultrapassando duas doses por dia, além de medidas dietéticas, combate à obesidade e a prática regular de atividades físicas. A infecção pelo vírus da hepatite B pode ser prevenida através da vacinação, enquanto o tratamento das hepatites virais dos tipos B e C deve ser instituído quando houver indicação médica.

Pacientes portadores dessas enfermidades devem realizar um acompanhamento médico rigoroso, e eventualmente necessitarão a realização periódica de exames de exames de sangue (algumas vezes incluindo a dosagem de um marcador sanguíneo chamado alfafetoproteína ou AFP), além de exames de imagem, como a ultrassonografia.

Quando surgir alguma alteração que traga dúvida no resultado da ultrassonografia, exames adicionais podem ser necessários, desde a tomografia computadorizada e ressonância magnética do abdome, ou até mesmo a realização de uma biópsia (esta pode ser realização no fígado ou em algum outro local suspeito do organismo).

 


Atualização: Dr. Ricardo Carvalho – CRM: 132.389
Oncologista Clínico na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Apoio: Dr. Daniel Vargas Pivato de Almeida – CRM: DF 27574
Oncologista Clínico no Grupo Oncoclínicas, Brasília-DF

Selecione uma área para saber mais:

O que é?

Diagnóstico

Fatores de Risco

Prevenção

Recaída

Sintomas

Tratamento