back to top

Câncer de mama | Sintomas

O primeiro sinal de que há algo errado com a saúde dos seios é a presença de um nódulo único, não doloroso e endurecido na mama. Como frequentemente é indolor, essa irregularidade costuma ser descoberta somente durante a mamografia.

As mulheres que não realizam a mamografia de rotina têm grande chance de perceber a presença do tumor apenas quando ele atingir cerca de 2 a 3 cm. Já aquelas que fazem o exame regularmente recebem o diagnóstico bem antes, aumentando a possibilidade de cura.

Outros sintomas devem ser considerados, como deformidade e/ou aumento da mama, retração da pele ou do mamilo, gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, dor e presença de saída de secreção líquida nos mamilos.

Em casos mais raros, pode haver nódulos em linfonodos de uma das axilas, endurecimento localizado na mama ou aumento do volume mamário. É importante saber que a maioria dos tumores é benigna e que o tamanho do tumor está diretamente ligado aos índices de cura. Por isso, o diagnóstico deve ser feito o quanto antes.

 


Atualização: Dra. Debora de Melo Gagliato Jardim
CRM: 124.597
Oncologista Clínica na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

Apoio: Dr. Daniel Vargas Pivato de Almeida
CRM: DF 27574
Oncologista Clínico no Grupo Oncoclínicas, Brasília-DF

Selecione uma área para saber mais:

O que é?

Diagnóstico

Fatores de Risco

Prevenção

Recaída

Sintomas

Tratamento