back to top

Câncer de ovário | Sintomas

https://www.youtube.com/watch?v=EhRq0a4z2Pc

A maioria das mulheres com câncer de ovário não apresenta sintomas até a doença atingir estágio avançado. Isso acontece porque a localização e a mobilidade das glândulas no interior do abdômen permitem o crescimento de tumores com poucas manifestações clínicas. Ao mesmo tempo, a existência de dois ovários faz com que um compense os hormônios que o outro, doente, deixou de produzir.

Por essas razões, a maioria dos casos só é diagnosticada quando as células malignas já se disseminaram pelo peritônio (membrana da cavidade abdominal que envolve as alças de intestino), fase em que podem surgir os seguintes sintomas:

  • Acúmulo de líquido no peritônio (ascite)

A disseminação maligna que atinge o peritônio dificulta a passagem do líquido que normalmente circula em seu interior. O acúmulo de líquido provoca aumento do volume abdominal.

  • Sensação de peso no baixo ventre, flatulência, má digestão e aumento da frequência das micções.
  • Alterações menstruais e sangramento vaginal.
  • Sintomas gerais

Perda de apetite, cansaço e anemia.

  • Massa palpável na pelve

É o sinal mais característico no exame físico. Quando está associado ao aumento do volume abdominal e a alterações menstruais em mulheres jovens, pode ser confundido com gravidez.

  • Sintomas da doença metastática

A disseminação do câncer de ovário ocorre predominantemente pelo peritônio, estendendo-se para várias partes da cavidade abdominal, como a cápsula que envolve o fígado, a superfície do músculo que separa o abdômen do tórax (diafragma), os tecidos entre as alças intestinais e sua superfície externa, formando pequenos nódulos que às vezes dificultam o trânsito intestinal.

Em fases mais avançadas, a doença pode acometer as membranas que envolvem os pulmões (pleuras), provocando acúmulo de líquido nos pulmões (derrame pleural), dor no peito (dor torácica) e falta de ar. Metástases em outros órgãos podem ocorrer nessa fase.

 


Atualização: Dra. Ana Paula Garcia Cardoso – CRM: 116987
Oncologista Clínica no Hospital Israelita Albert Einstein
Apoio: Dra. Jéssica Ribeiro Gomes – CRM: 159784
Oncologista Clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Fevereiro 2022

Selecione uma área para saber mais:

O que é?

Diagnóstico

Fatores de Risco

Prevenção

Recaída

Sintomas

Tratamento