Tipos de câncer / Câncer de pulmão



Dra. Débora Gagliato

Dra Debora Gagliato, membro do comitê científico do IVOC – Instituto Vencer o Câncer, e médica titular do Departamento de Oncologia Clínica do Centro Oncológico Antonio Ermírio de Moraes da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Graduou-se em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), seguindo para especialização em Medicina Interna na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e posteriormente especialização em Oncologia Clínica pelo Hospital A. Camargo, Fundação Antonio Prudente. Após formar-se em Oncologia Clínica, realizou especialização (fellowship) em Câncer de Mama MD Anderson Cancer Center, Universidade do Texas, em Houston EUA.

Cartilha IVOC – Câncer de Pulmão

Cartilha Câncer de Pulmão

 

Cartilha IVOC sobre Câncer de Pulmão: informação precisa e de qualidade sobre um dos cânceres mais comuns, com altos índices de mortalidade e que, frequentemente, é diagnosticado em estágio avançado.

Para o triênio 2020-2022, o Instituto Nacional do Câncer estima 30.200 novos casos desse tipo de tumor .

Além do tabaco, que é o principal fator de risco para desenvolvimento da doença, conheça outras formas de prevenção e saiba se deve ou não consultar um médico, frente aos sinais e sintomas mais comuns dos tumores de pulmão.

Além disso, você vai ficar sabendo quais são as formas de diagnosticar a doença precocemente e o quanto os novos tratamentos têm colaborado para o melhor desfecho dos casos de câncer de pulmão.

Um lembrete importante: o conteúdo não substitui a orientação do médico.

Para baixar a cartilha clique aqui.