Tipos de câncer / Câncer de rim



Câncer de rim | Fatores de risco

Os principais fatores de risco são:

Vencer o cancer.indb

Fatores de risco para o câncer renal.

  •  Fumo

O principal fator de risco é o tabagismo. Os fumantes correm risco duas ou três vezes maior do que os não fumantes. O risco aumenta porque os agentes cancerígenos existentes na fumaça do cigarro, depois de absorvidos pelos pulmões, caem na circulação sanguínea e chegam aos rins em altas concentrações. As células renais ficam, então, maciçamente expostas à ação carcinogênica dessas substâncias.

  • Obesidade

Aparentemente, indivíduos obesos apresentam alterações hormonais que os colocam sob maior risco de desenvolver câncer renal. Do mesmo modo, alguns estudos sugerem que hipertensão arterial talvez seja um fator de risco.

  • Fatores hereditários

Histórico de câncer renal em um ou vários parentes de primeiro grau aumenta a probabilidade de desenvolver a doença.

  • Síndromes genéticas

A mais comum, conhecida como doença de von Hippel-Lindau, é responsável por 1% a 2% dos tumores renais malignos. Nessa síndrome, o gene von Hippel-Lindau, que funciona como um guardião e protege as células contra o crescimento fora de controle, deixa de exercer seu papel.

No entanto, 60% a 70% dos pacientes com câncer de rim sem história familiar sugestiva de síndrome genética apresentam uma alteração no gene de von Hippel-Lindau. Nesses casos, somente a célula cancerosa tem a mutação do gene de von Hippel-Lindau.