Tipos de câncer / Câncer de testículo



Dra. Ana Paula Garcia Cardoso.

Dra. Ana Paula Garcia Cardoso

Dra. Ana Paula Garcia Cardoso é médica Oncologista do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein.

Câncer de testículo | Fatores de risco

A maioria dos tumores de testículo surge sem causa definida, porém alguns fatores podem aumentar a probabilidade de desenvolvê-los :

Vencer o cancer.indb

Fatores de risco que levam ao aparecimento do câncer de testículo.

  • A criptorquidia

Durante o desenvolvimento fetal, os testículos descem da cavidade abdominal para a bolsa escrotal. A ausência de descida de um ou dois testículos para a bolsa escrotal durante o desenvolvimento fetal predispõe ao câncer de testículo. Alguns estudos mostram que o risco aumenta de dez a 40 vezes. [relacionados]

  • Síndromes genéticas raras

A síndrome de Klinefelter que acomete indivíduos do sexo masculino se caracteriza pela adição de mais um cromossomo X (47, XXY), durante o desenvolvimento do embrião. Como manifestação clínica, estes indivíduos apresentam desenvolvimento do tecido mamário, estatura elevada e testículos pequenos. Além disso, existe uma maior chance de acidentes vasculares cerebrais, atraso motor e da linguagem.

  • Trauma crônico do testículo

Apesar de controverso, o trauma crônico da região escrotal, como o sofrido pelos ciclistas profissionais, é um possível fator de risco.

  • Histórico de câncer de testículo no passado

Indivíduos com história prévia de câncer de testículo apresentam um risco de 3% de desenvolver um novo tumor de testículo.

  • História familiar

Alguns estudos encontraram risco discretamente aumentado em indivíduos cujos familiares tiveram esse tipo de câncer.