back to top
InícioTipos de câncerCâncer de colo do útero | O que é?Câncer de colo do útero | Fatores de risco

Câncer de colo do útero | Fatores de risco

O HPV está associado ao aparecimento do câncer de colo uterino. A transmissão pela via sexual explica por que a maioria dos casos ocorre durante a vida sexual ativa. Como o HPV é transmitido às mulheres pelos homens, o uso de preservativo protege as mulheres em até 70% das vezes.

Fatores de risco do câncer de colo de útero
Fatores de risco que levam ao aparecimento do câncer do colo uterino.

Existem mais de 100 variedades de HPV, cada um dos quais está associado a infecções de determinados órgãos. Cada subtipo recebe um número de identificação. Contrair os subtipos 16, 18, 31 e 33 aumenta significativamente o risco de câncer do colo uterino; os demais subtipos são considerados de risco baixo. Apesar do grande número de mulheres com vida sexual ativa que entra em contato com o HPV, a maioria se cura espontaneamente. Entre aquelas incapazes de eliminar o vírus, algumas desenvolverão a doença, caso não sejam tratadas preventivamente pelos ginecologistas. Então, esse tipo de câncer está associado às condições gerais de saúde e higiene, ao comportamento sexual e à falta de acesso aos exames preventivos. Mulheres com maior número de parceiros sexuais, que não usam preservativos e não fazem exames ginecológicos ficam mais vulneráveis.  


Atualização: Graziela Zibetti Dal Molin – CRM: 147.913G Oncologista Clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo Apoio: Dr. Daniel Vargas Pivato de Almeida – CRM: DF 27574 Oncologista Clínica no Grupo Oncoclínicas, Brasília-DF Vídeo: Dra. Juliana Pimenta

Selecione uma área para saber mais:

O que é?

Diagnóstico

Fatores de Risco

Prevenção

Recaída

Sintomas

Tratamento