back to top
HomeTipos de câncerCâncer de colo do útero | O que é?Câncer de colo do útero | Prevenção

Câncer de colo do útero | Prevenção

https://youtu.be/qbzAK6WC4VM

Exame de Papanicolau e detecção de HPV

O exame ginecológico preventivo mais utilizado é o Papanicolau. Atualmente, entretanto, outros exames mais sofisticados permitem identificar a presença do HPV e de outros agentes associados a doenças sexualmente transmissíveis. A coleta do material nestes exames é semelhante à do Papanicolau.

Em algumas ocasiões, o exame poderá ser complementado com a colposcopia, que possibilita melhor visualização dos tecidos da vagina e do colo. O rastreamento do câncer do colo uterino deve ser indicado nas seguintes situações:

  • Mulheres devem fazer o exame do Papanicolau três anos após a primeira relação sexual e anualmente a partir de então;
  • Mulheres que não tiveram relação sexual até os 18 anos devem fazer o exame do Papanicolau aos 21 anos. Desse momento em diante, o exame do Papanicolau deve ser feito anualmente;
  • Mulheres com idade a partir dos 30 anos, com três exames normais de Papanicolau, podem repeti-lo a cada dois ou três anos, desde que não mudem de parceiro sexual;
  • Mulheres com idade a partir dos 70 anos, sem fatores de risco e com três exames normais de Papanicolau podem interromper a periodicidade do exame;
  • Mulheres que se submeteram à retirada completa do útero por causas benignas podem optar por não fazer o exame de Papanicolau.

Existem diversos procedimentos para eliminar lesões pré-malignas do colo antes que se tornem invasoras: cauterização com bisturi elétrico, com laser, com nitrogênio líquido ou através da retirada com bisturi. A estratégia preventiva mais importante, no entanto, para prevenção da transmissão do HPV e de outras doenças sexualmente transmissíveis é a diminuição do número de parceiros sexuais, acompanhada do uso adequado de preservativos.

Vacina contra HPV

  • Atualmente existem três preparações disponíveis no mercado: Gardasil®, Gardasil 9® e Cervarix®. A limitação dessas vacinas é que elas não previnem todas as infecções pelo HPV, assim como nem todos os cânceres do colo uterino são associados à infecção por esses vírus.
  • O ideal é que as meninas sejam vacinadas antes do início da vida sexual. O benefício da vacinação em mulheres acima de 25 anos é mais questionável. A vacinação é feita através de duas ou três injeções, a depender da idade no início da vacinação. Os efeitos colaterais são limitados a um pouco de dor no local da aplicação da injeção.
  • Embora as vacinas protejam contra o câncer do colo uterino por impedir a infecção por certos tipos de HPV, a proteção não é de 100%. Por isso, o exame do Papanicolau é recomendável mesmo em mulheres vacinadas.

Atualização: Graziela Zibetti Dal Molin – CRM: 147.913
Oncologista Clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Apoio: Dr. Daniel Vargas Pivato de Almeida – CRM: DF 27574
Oncologista Clínica no Grupo Oncoclínicas, Brasília-DF
Vídeo: Dra. Juliana Pimenta

Selecione uma área para saber mais:

O que é?

Diagnóstico

Fatores de Risco

Prevenção

Recaída

Sintomas

Tratamento