Tipos de câncer / GIST



GIST | O que é

O GIST é um tumor raro do trato gastrointestinal cuja sigla em inglês se refere a GastroIntestinal Stromal Tumors. Durante muito tempo, pouco se soube a respeito deste tipo de câncer e ele era considerado um tipo de sarcoma de partes moles. Acreditava-se que o GIST era um tumor originado nas células musculares do trato gastrointestinal.

Porém, quando se analisava o GIST no microscópio e se fazia uma reação enzimática chamada imuno-histoquímica, percebeu-se na década de 90 que o GIST não parecia um sarcoma originado no músculo, mas sim um tumor que nascia nas células de Cajal, responsáveis por mover o intestino, ou seja, são uma espécie de células nervosas que funcionam como uma espécie de marcapasso do intestino.

A maior parte dos outros tumores gastrointestinais (adenocarcinoma de estômago ou de cólon, por exemplo) se iniciam na parte de dentro dos órgãos, a qual é chamada de camada mucosa. Já o GIST nasce na parede dos órgãos, onde moram as células de Cajal. Uma das características mais marcantes do GIST é que esse tipo de tumor costuma apresentar uma mutação muito pesquisada, em um gene chamado KIT.

O GIST pode se originar em qualquer órgão do trato gastrointestinal, porém em 50 a 60% dos casos é proveniente do estômago, 20% a 30% do intestino delgado, 10% do intestino grosso (cólon), 5% do esôfago e 5% de outros locais da cavidade abdominal. Em geral, os GISTs nascidos no estômago tendem a ser menos agressivos. Aliás, os principais determinantes da agressividade do GIST são: tamanho, seu órgão de origem e o quanto as células estão proliferando.