Pular para o conteúdo principal

Leucemia Mieloide Aguda | Diagnóstico

O hemograma completo (exame de sangue) é o primeiro a ser pedido pelo médico. Ele irá mostrar as alterações no sangue e dará indícios de que algo não está correto.

Para melhor analisar as alterações nas células, o médico pode pedir um mielograma, quando, por meio de uma agulha, retira-se um pouco de sangue direto da medula.

O cariótipo, exame responsável pelo estudo das alterações cromossômicas, deve ser feito para uma melhor classificação da Leucemia Mieloide Aguda. Já o FISH (Hibridização Fluorescente in Situ) é outro tipo de exame que avalia os cromossomos e detecta as alterações pequenas não visualizadas. Ele é bastante sensível e pode detectar uma célula anormal em meio a 700 células normais.

Abreviatura de reação em cadeia da polimerase, o PCR também tem sido uma importante ferramenta para o diagnóstico da doença. Para se ter uma noção, por meio de uma amostra de sangue ou da medula óssea, ele pode encontrar aproximadamente uma célula anormal em meio a um milhão de células normais e, além disso, podemos detectar várias alterações, sendo algumas delas com tratamento específico.

Os exames de citogenética, imunofenotipagem e biologia molecular, feitos com uma amostra de sangue do paciente, também são importantes, pois, de forma geral, avaliam especificamente os cromossomos e o grau de resistência da doença, facilitando ao especialista a escolha pelo tratamento ideal.

Outro fator comum é o aumento do tamanho do baço e do fígado, notado por exames de imagem, como radiografia de tórax, tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassom.

Importante! Quanto antes a LMA for descoberta, melhor. O diagnóstico precoce fará toda a diferença na conquista por melhores resultados durante o tratamento.

Converse com seu médico a respeito dos exames e procure tirar todas as suas dúvidas: como são feitos os procedimentos, se há algum risco, em quanto tempo saberá o resultado e o que mais quiser saber. É muito importante se sentir seguro!

 


Dr. Fabio Pires

Selecione uma área para saber mais:

O que é

Saiba Mais

Prevenção

Saiba Mais

Fatores de risco

Saiba Mais

Sintomas

Saiba Mais

Tratamento

Saiba Mais

Recaída

Saiba Mais

Últimas notícias sobre câncer LMA

Notícias LMA (Leucemia mielogênica aguda)

No Dia Mundial do Doador de Sangue, uma história para lembrar que cada gota ajuda a transformar vidas

Depois de um tumor no sangue aos 17 anos e transfusão de mais de 100 bolsas, Marcos descobriu a importância da doação. Hoje, secretário de…
Noticias linfomas

Terapias biológicas e alvo estão superando a quimioterapia no tratamento das doenças onco-hematológicas

Resultados positivos que se mostram duradouros são boas notícias do congresso internacional da Sociedade Americana de Hematologia.
Notícias leucemias

Os desafios dos cânceres hematológicos, do diagnóstico preciso ao acesso aos novos tratamentos

Dificuldade de identificar corretamente cânceres hematológicos prejudica a cura. Um dos obstáculos é ampliar rede de superespecialistas.
Agenda
I Simpósio Internacional de Onco-Hematologia | Março 2018