Tipos de câncer / Leucemia Mieloide Aguda



LMA | O que é

A leucemia mieloide aguda (LMA) é um tipo de câncer que pode acontecer em qualquer idade, mas as pessoas com mais de 65 anos são as que mais recebem o diagnóstico. Ela não é hereditária, mas ainda não se sabe o porquê de seu surgimento.

Sua principal característica é a super produção de células imaturas (que acabaram de nascer), também conhecidas por blastos (tipos de glóbulos brancos, responsáveis por combater as infecções).

Elas passam a se desenvolver de forma descontrolada e param de desempenhar sua função, a de proteger o organismo contra as bactérias, vírus. Em grande quantidade na medula óssea, bloqueiam a formação dos demais componentes do sangue (glóbulos vermelhos, responsáveis pela oxigenação do corpo, e plaquetas, que impedem as hemorragias). Por isso, sangramentos persistentes podem ser um sintoma comum.

Por ser uma leucemia aguda, ela apresenta rápido desenvolvimento, o que torna extremamente importante dar início ao tratamento o quanto antes.

Subtipos

Os exames de diagnóstico também poderão determinar quais os principais subtipos da leucemia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a LMA está dividida em oito subtipos:

· M0 e M1, mieloblasticas imaturas;

· M2, mieloblastica madura;

· M3, promielocítica;

· M4, mielomonocítica;

· M5, monocítica;

· M6, eritroleucemia;

· M7, megacariocítica.

Com base nisso, o médico irá definir qual o tratamento deverá ser seguido.

Texto cedido pela Abrale (Consultoria do dr. Guilherme Perini).