Tipos de câncer / Sarcomas



Sarcomas | Tratamento

 ESTADIAMENTO

Os quatro estádios do sarcoma de partes moles estão descritos na tabela abaixo e ilustrados a seguir.

cap29-tab2-jpg-700px

Estadiamento dos sarcomas de partes moles. Note que o tamanho, o grau de superficialidade e o grau de agressividade ditam o estádio.

 

Estadiamento dos sarcomas.

Estadiamento dos sarcomas.

 

cap29-4a sarcoma

Estadiamento dos sarcomas estádios I e II.

 

cap29-4b sarcoma

Estadiamento dos sarcomas estádios III e IV.

TRATAMENTO

Os sarcomas de partes moles constituem um grupo muito heterogênio de tumores. Alguns são bastante sensíveis à quimioterapia e tendem a se espalhar pelo corpo precocemente, como os rabdomiossarcomas, enquanto outros são pouco sensíveis à quimioterapia, como o sarcoma alveolar.

Como regra, os sarcomas que estão localizados devem ser removidos cirurgicamente; em seguida, pode haver indicação de radioterapia preventiva na região onde estava o tumor (radioterapia preventiva).

[relacionados]

Exceto nos rabdomiossarcomas, em que o papel da quimioterapia preventiva (chamada de quimioterapia adjuvante) é bem estabelecido, a quimioterapia adjuvante tem valor altamente controverso nos outros tipos de tumores. Os prós e contras desse tratamento devem ser discutidos individualmente.

A quimioterapia é geralmente usada quando a doença se espalhou para alguma região do corpo, mas sua eficácia é limitada. Em casos selecionados, a remoção cirúrgica das metástases, principalmente quando estão no pulmão, pode ser útil.