back to top

Câncer de rim | Recaída

 A análise de certas características do tumor permite avaliar sua agressividade e o risco de recidiva da doença:

Características do comportamento do câncer de rim.
Características importantes para avaliar o comportamento do câncer de rim.

Tamanho

Tumores maiores que 7 cm, não encapsulados, que invadem os vasos sanguíneos ao redor ou os linfonodos regionais têm mais risco de evoluir de forma desfavorável. Já aqueles menores ou de até 7 cm, confinados ao órgão, têm probabilidade de cura maior que 90% a 95%.

Grau de diferenciação

No exame do tumor removido em cirurgia (peça operatória), o patologista analisa ao microscópio as características da célula maligna. Dizemos que uma célula maligna é bem diferenciada quanto mais parecida com a célula normal ela for; por outro lado, quanto mais distorcida for sua arquitetura, mais indiferenciada ela será. Tumores mais diferenciados costumam crescer mais lentamente e apresentar menor risco de recidiva. Tumores indiferenciados são mais agressivos. Quanto ao grau de diferenciação, os tumores malignos de rim são classificados de acordo com a classificação de Fuhrman, que vai de 1 a 4, na qual 1 corresponde ao mais diferenciado e 4 ao mais indiferenciado.

Invasão dos vasos sanguíneos locais

Quando as células malignas invadem os vasos sanguíneos situados na vizinhança do tumor, a probabilidade de recidiva aumenta.

Tipo histológico

O carcinoma de células claras costuma evoluir de modo mais favorável do que os tumores sarcomatoides, os papilíferos e os tumores do ducto de Bellini.


Atualização: Dr. Fabio a. B. Schutz – CRM 114.313 Oncologista clínico na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo Apoio: Dr. Daniel Vargas Pivato de Almeida – CRM 27.574 Oncologista clínico – Grupo Oncoclínicas – Brasília-DF Março 2022

Selecione uma área para saber mais:

O que é?

Diagnóstico

Fatores de Risco

Prevenção

Recaída

Sintomas

Tratamento