back to top
InícioRelatório de AtividadesRelatório de Atividades 2021 do Instituto Vencer o Câncer

Relatório de Atividades 2021 do Instituto Vencer o Câncer

“O nosso sonho é gigante, do tamanho do Brasil”. Com essas palavras, Ana Maria Drummond, nossa Diretora Institucional, abre o Relatório de Atividades 2021 do Instituto Vencer o Câncer.

O ano foi repleto de trabalho e conquistas nos três eixos de trabalho sobre os quais o Instituto desenvolve seus projetos:

  • Apoio a pacientes e familiares desde o diagnóstico.
  • Educação em câncer, por meio de informações qualificadas.
  • Promoção de Políticas Públicas para soluções de acesso a diagnóstico e tratamento.

O ano começou com iniciativas de comunicação que colocaram pacientes e toda a comunidade em contato com especialistas do nosso Comitê Científico, que esclareceram dúvidas sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e tantas outras questões que envolvem o câncer.

Um dos destaques da comunicação de 2021 foi o programa Doutores Respondem. Foram 9 episódios com apresentação do jornalista Fernando Rocha.

Ainda tivemos o I Fórum BandNews, um espaço inédito na TV brasileira, dedicado a discutir as questões da Oncologia, com a presença dos fundadores, Antonio Buzaid e Fernando Maluf, além de outros especialistas, como David Uip.

Outra frente de trabalho foi o projeto: “Amor à Pesquisa Contra o Câncer no Brasil”, desenvolvido em parceria com a LACOG (American Cooperative Oncology Group), no qual selecionamos seis hospitais e clínicas, nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do país, para a implantação de centros de pesquisa oncológica. Com isso, regiões que não contavam com essas estruturas agora podem desenvolver projetos que atendam às necessidades locais e que ainda serão replicados dentro e fora do Brasil.

O #simparaquimiooral continuou a crescer a mobilizar toda a sociedade civil. A ponto de em 2021, termos uma Medida Provisória do Governo Federal, que reduziu o prazo de incorporação dos medicamentos orais contra o câncer e também de todas as tecnologias de saúde na ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Em 2021, o Instituto Vencer o Câncer implantou um Conselho Consultivo, liderado pelo publicitário Sérgio Amado, composto por especialistas de diversas áreas, com vistas a discutir novos projetos e propor caminhos para a sustentabilidade da organização.

O Instituto agradece aos conselheiros, voluntários, doadores, parceiros, apoiadores e a você que acompanha nossas redes, curte e compartilha o nosso trabalho.

Saiba mais sobre o trabalho do Instituto Vencer o Câncer em nosso Relatório de Atividades 2021