Tudo sobre câncer do canal anal

O câncer do canal anal é pouco frequente, mas sua incidência tem aumentado nos últimos anos. Está fortemente associado à infecção pelo HPV e pode ser confundido com hemorroidas nos estágios iniciais.

Visão geral

Entenda o que é o câncer do canal anal.

Câncer do canal anal

O que é câncer do canal anal?

Câncer do canal anal é o tumor que se forma na região final do intestino, entre o reto e a abertura do ânus. O tipo mais comum é o carcinoma espinocelular, que se desenvolve nas células da mucosa anal.

Câncer do canal anal

Fatores de risco

Infecção por HPV, histórico de verrugas genitais, imunossupressão (como em portadores de HIV), tabagismo, sexo anal receptivo e idade avançada aumentam o risco.

Câncer do canal anal

Sintomas

Sangramento anal, dor ou desconforto ao evacuar, alteração nas fezes, coceira, nódulo na região anal e sensação de pressão são sintomas que devem ser avaliados por um especialista.

Câncer do canal anal

Diagnóstico

É feito por exame proctológico, anuscopia, biópsia da lesão e exames de imagem como tomografia e ressonância para avaliar a extensão da doença.

Câncer do canal anal

Prevenção

A vacinação contra o HPV, uso de preservativos, cessação do tabagismo e exames regulares em grupos de risco são medidas importantes de prevenção.

Câncer do canal anal

Tratamento

O tratamento pode incluir radioterapia combinada com quimioterapia (quimiorradioterapia) e, nos casos mais avançados, quimioterapia e imunoterapia.

Câncer do canal anal

Recaída

O câncer do canal anal pode voltar, especialmente em pacientes imunossuprimidos. O acompanhamento contínuo com exames é fundamental para detecção precoce da recidiva.

Câncer do canal anal

Busque novas possibilidades de tratamento

Se você busca novas opções de tratamento para si ou para alguém próximo, encontre aqui estudos clínicos com recrutamento aberto. Participar é uma forma de acessar novos tratamentos e contribuir com a evolução da medicina.