back to top
InícioPublicaçõesCartilha Instituto Vencer o Câncer: Câncer de Rim

Cartilha Instituto Vencer o Câncer: Câncer de Rim

Informação precisa e de qualidade sobre um dos cânceres que acomete duas vezes mais os homens do que as mulheres.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020 foram mais de 400 mil diagnósticos e 170 mil mortes por câncer renal no mundo. No Brasil a doença está entre os 13 tipos de câncer mais incidentes, com quase 12 mil casos e responde por 2% a 3% de todos os casos de câncer em adultos.

Sua incidência tem aumentado 2% a cada ano e geralmente acomete pessoas entre os 55 e 75 anos de idade, sendo relativamente raro abaixo de 45 anos de idade.

A boa notícia é que se descoberto precocemente, as chances de cura aumentam significativamente. Porém, não há exames periódicos para identificar o tumor, como há para câncer de mama ou próstata. 15% dos casos são descobertos incidentalmente. Por isso, o melhor mesmo é se prevenir.

Parar de fumar é o mais importante. Se estiver acima do peso, inicie uma dieta. Mesmo os magrinhos devem incluir na sua alimentação muitas frutas e vegetais e todos devem praticar atividade física regularmente. Para os hipertensos: mantenham a pressão arterial sob controle.

Os tratamentos para câncer de rim evoluíram muito nos últimos anos. Existem várias possibilidades desde a cirurgia, passando por medicação endovenosa e oral.

Leia nossa cartilha e fale com seu médico sobre as novas opções de tratamento para o câncer renal.