Prevenção do câncer de cabeça e pescoço

Compartilhe:

Sumário

O câncer de cabeça e pescoço é uma doença que pode ser prevenida em muitos casos por meio de mudanças no estilo de vida e hábitos saudáveis. A prevenção do câncer de cabeça e pescoço é fundamental para reduzir a incidência e mortalidade associadas a esse tipo de doença.

Eliminação de fatores de risco do câncer de cabeça e pescoço

Parar de fumar

O tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de cabeça e pescoço. Parar de fumar é a medida mais eficaz para prevenir a maioria dos cânceres de boca, faringe e laringe. Isso inclui evitar todas as formas de tabaco, como cigarros, charutos, cachimbos e narguilé.

Redução do consumo de álcool

O consumo excessivo de álcool, especialmente quando combinado com o tabagismo, aumenta significativamente o risco. Limitar ou eliminar o consumo de bebidas alcoólicas é uma importante medida preventiva.

Adoção de hábitos saudáveis

Alimentação balanceada

Uma dieta rica em frutas, vegetais e cereais integrais pode ajudar a prevenir o câncer. Evitar alimentos ultraprocessados e reduzir o consumo de carnes vermelhas e processadas também é recomendado.

Prática regular de exercícios

A atividade física regular ajuda a manter um peso saudável e fortalece o sistema imunológico, contribuindo para a prevenção do câncer.

Proteção contra agentes cancerígenos

Vacinação contra HPV

A vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) é recomendada para prevenir certos tipos de câncer de orofaringe associados a este vírus.

Cuidados com a saúde bucal

Higiene oral adequada

Manter uma boa higiene bucal, com escovação regular e uso de fio dental, ajuda a prevenir inflamações e lesões que podem evoluir para câncer.

Visitas regulares ao dentista

Profissionais de saúde da família, assim como dentistas, são fundamentais para o diagnóstico das lesões iniciais, fase em que os índices de cura se aproximam de 100%.

Conscientização e educação

Autoexame regular

Ensinar a população a realizar autoexames regulares da cavidade oral e pescoço pode ajudar na detecção precoce de alterações suspeitas.

Campanhas informativas

Promover campanhas de conscientização sobre os fatores de risco e sinais de alerta do câncer de cabeça e pescoço é crucial para a prevenção e diagnóstico precoce.

Além de parar de fumar e beber, a estratégia preventiva mais importante no caso dos tumores de cabeça e pescoço é tratar precocemente lesões pré-malignas, como leucoplasias, eritroplasias, displasias e carcinomas in situ.


Atualização: Dr. Lucas Vieira dos Santos – CRM: 115.834 Oncologista Clínico na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Apoio: Dra. Jéssica Ribeiro Gomes – CRM: 159784 Oncologista Clínica na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo Vídeo: Dr. Marcos Magalhães

Foto de Dr. Antonio Carlos Buzaid

Dr. Antonio Carlos Buzaid

Destacado oncologista clínico, graduado pela Universidade de São Paulo, com experiência internacional nos EUA, onde foi diretor de centros especializados em melanoma e câncer de pulmão, além de professor na Universidade de Yale. No Brasil, dirigiu centros de oncologia nos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, e atualmente é diretor médico geral do Centro de Oncologia do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. CRM 45.405

Foto de Dr. Fernando Cotait Maluf

Dr. Fernando Cotait Maluf

Renomado oncologista clínico, graduado pela Santa Casa de São Paulo, com doutorado em Urologia pela FMUSP. Ele foi chefe do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica do Hospital Sírio Libanês e atualmente é diretor associado do Centro de Oncologia do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, além de membro do Comitê Gestor do Hospital Israelita Albert Einstein e professor livre-docente na Santa Casa de São Paulo. CRM: 81.930

Pesquisa Clínica

Novos tratamentos e medicamentos, com segurança e eficácia, de forma gratuita. Conheça.

Artigos relacionados

Acesse outros artigos sobre o Câncer.

Busque novas possibilidades de tratamento

Se você busca novas opções de tratamento para si ou para alguém próximo, encontre aqui estudos clínicos com recrutamento aberto. Participar é uma forma de acessar novos tratamentos e contribuir com a evolução da medicina.