back to top

Câncer de cabeça e pescoço | Recaída

A análise de certas características tumorais permite avaliar seu grau de agressividade e o risco de possível recaída do câncer de cabeça e pescoço.

Grau de diferenciação

No exame do fragmento do tumor retirado na biópsia (peça operatória), o patologista analisa no microscópio as características da célula maligna. Quanto mais parecida com a célula normal ela for, dizemos que ela é mais diferenciada; quanto mais distorcida sua arquitetura, mais indiferenciada. Tumores mais diferenciados costumam crescer mais lentamente e apresentar menor risco de metástases e recidiva.

Tamanho

Tumores com mais de 5 cm têm maior probabilidade de atingir os vasos sanguíneos ao seu redor e invadir os linfonodos do pescoço.

Invasão dos vasos sanguíneos

Quando o exame microscópico evidencia a presença de células malignas no interior dos vasos sanguíneos que nutrem o tumor, a probabilidade de recidiva aumenta.

Invasão dos linfonodos cervicais

É um fator prognóstico muito importante, porque permite avaliar o risco de disseminação. A presença de metástases em linfonodos cervicais pode duplicar a probabilidade de recidiva.

 Uso de fumo e/ou álcool

Vários estudos confirmaram que o risco de recidiva é maior em pacientes que continuam a fumar e/ou beber durante e depois do tratamento do tumor primário. Além desse risco, eles têm até 4% de probabilidade de desenvolver outro tumor primário a cada ano.


Atualização: Dr. Lucas Vieira dos Santos – CRM: 115.834 Oncologista Clínico na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Apoio: Dra. Jéssica Ribeiro Gomes – CRM: 159784 Oncologista Clínica na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

Data de publicação: 06/05/2014

Última atualização: 18/07/2024

Dr. Antonio Carlos Buzaid
Co-fundador do Instituto Vencer o Câncer, Dr. Antonio Carlos Buzaid é um destacado oncologista clínico, graduado pela Universidade de São Paulo, com experiência internacional nos EUA, onde foi diretor de centros especializados em melanoma e câncer de pulmão, além de professor na Universidade de Yale. No Brasil, dirigiu centros de oncologia nos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, e atualmente é diretor médico geral do Centro de Oncologia do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. CRM 45.405
Dr. Fernando Cotait Maluf
Co-fundador do Instituto Vencer o Câncer, Dr. Fernando Cotait Maluf é um renomado oncologista clínico, graduado pela Santa Casa de São Paulo, com doutorado em Urologia pela FMUSP. Ele foi chefe do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica do Hospital Sírio Libanês e atualmente é diretor associado do Centro de Oncologia do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, além de membro do Comitê Gestor do Hospital Israelita Albert Einstein e professor livre-docente na Santa Casa de São Paulo. CRM: 81.930