back to top

Câncer de cabeça e pescoço | Tratamento

O tratamento do câncer de cabeça e pescoço é complexo e multidisciplinar, envolvendo diversas modalidades terapêuticas. A escolha do tratamento depende de fatores como o tipo de tumor, localização, estágio da doença e condições clínicas do paciente.

Cirurgia como tratamento do câncer de cabeça e pescoço

Ressecção tumoral

A cirurgia é frequentemente o tratamento do câncer de cabeça e pescoço de primeira escolha, especialmente em estágios iniciais. O objetivo é remover completamente o tumor e, quando necessário, os linfonodos adjacentes.

Cirurgia reconstrutiva

Em casos de cirurgias extensas, procedimentos reconstrutivos podem ser necessários para restaurar a função e a aparência da área afetada, utilizando técnicas como retalhos locais ou microcirurgia.

Radioterapia como tratamento do câncer de cabeça e pescoço

Radioterapia externa

É o tipo mais comum de radioterapia para câncer de cabeça e pescoço. Utiliza feixes de radiação direcionados precisamente ao tumor, minimizando danos aos tecidos saudáveis adjacentes.

Braquiterapia

Em alguns casos, pode-se utilizar a braquiterapia, onde fontes radioativas são colocadas diretamente no tumor ou próximas a ele.

Quimioterapia como tratamento do câncer de cabeça e pescoço

Quimioterapia adjuvante

Administrada após a cirurgia para eliminar possíveis células cancerígenas remanescentes e reduzir o risco de recorrência.

Quimioterapia neoadjuvante

Utilizada antes da cirurgia ou radioterapia para reduzir o tamanho do tumor e facilitar o tratamento subsequente.

Quimiorradioterapia

Combinação de quimioterapia e radioterapia, frequentemente usada em tumores localmente avançados para aumentar a eficácia do tratamento do câncer de cabeça e pescoço.

Terapias-alvo como tratamento do câncer de cabeça e pescoço

Medicamentos que atacam especificamente as células cancerígenas, baseados nas características moleculares do tumor. Por exemplo, o cetuximab é usado em alguns casos de câncer de cabeça e pescoço.

Imunoterapia como tratamento do câncer de cabeça e pescoço

Tratamento do câncer de cabeça e pescoço que estimula o sistema imunológico do paciente a combater as células cancerígenas. Medicamentos como pembrolizumab e nivolumab têm mostrado resultados promissores em certos tipos de câncer de cabeça e pescoço.

Tratamento multimodal

Muitos pacientes recebem uma combinação de tratamentos, conhecida como terapia multimodal. Por exemplo, cirurgia seguida de radioterapia ou quimiorradioterapia concomitante.

Cuidados de suporte

Manejo da dor

Controle da dor por meio de medicamentos e outras técnicas para melhorar a qualidade de vida do paciente.

Suporte nutricional

Muitos pacientes necessitam de suporte nutricional devido a dificuldades de alimentação causadas pelo tumor ou pelo tratamento.

Reabilitação

Inclui terapia da fala, fisioterapia e terapia ocupacional para ajudar na recuperação da função após o tratamento.

O tratamento do câncer de cabeça e pescoço é altamente individualizado e requer uma equipe multidisciplinar de especialistas.

Os avanços contínuos em técnicas cirúrgicas, radioterapia de precisão, novos medicamentos e imunoterapia estão melhorando constantemente as opções de tratamento e os resultados para os pacientes.

O acompanhamento a longo prazo é essencial para monitorar a resposta ao tratamento e detectar precocemente possíveis recorrências.

Data de publicação: 06/05/2014

Última atualização: 18/07/2024

Dr. Antonio Carlos Buzaid
Co-fundador do Instituto Vencer o Câncer, Dr. Antonio Carlos Buzaid é um destacado oncologista clínico, graduado pela Universidade de São Paulo, com experiência internacional nos EUA, onde foi diretor de centros especializados em melanoma e câncer de pulmão, além de professor na Universidade de Yale. No Brasil, dirigiu centros de oncologia nos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, e atualmente é diretor médico geral do Centro de Oncologia do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. CRM 45.405
Dr. Fernando Cotait Maluf
Co-fundador do Instituto Vencer o Câncer, Dr. Fernando Cotait Maluf é um renomado oncologista clínico, graduado pela Santa Casa de São Paulo, com doutorado em Urologia pela FMUSP. Ele foi chefe do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica do Hospital Sírio Libanês e atualmente é diretor associado do Centro de Oncologia do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, além de membro do Comitê Gestor do Hospital Israelita Albert Einstein e professor livre-docente na Santa Casa de São Paulo. CRM: 81.930