Pular para o conteúdo principal

Tudo sobre leucemia mieloide aguda (LMA)

O que é

A leucemia mieloide aguda (LMA) é um tipo de câncer que pode acontecer em qualquer idade, mas as pessoas com mais de 65 anos são as que mais recebem o diagnóstico. Ela não é hereditária, mas ainda não se sabe o porquê de seu surgimento.

Sua principal característica é a super produção de células imaturas (que acabaram de nascer), também conhecidas por blastos (tipos de glóbulos brancos, responsáveis por combater as infecções).

Elas passam a se desenvolver de forma descontrolada e param de desempenhar sua função, a de proteger o organismo contra as bactérias, vírus. Em grande quantidade na medula óssea, bloqueiam a formação dos demais componentes do sangue (glóbulos vermelhos, responsáveis pela oxigenação do corpo, e plaquetas, que impedem as hemorragias). Por isso, sangramentos persistentes podem ser um sintoma comum.

Por ser uma leucemia aguda, ela apresenta rápido desenvolvimento, o que torna extremamente importante dar início ao tratamento o quanto antes.

Subtipos

Os exames de diagnóstico também poderão determinar quais os principais subtipos da leucemia. Antigamente a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificava as LMA de acordo características observadas no microscópio após colorações e eram classificadas em oito subtipos:

  • M0 e M1, mieloblásticas imaturas;

  • M2, mieloblástica madura;

  • M3, promielocítica;

  • M4, mielomonocítica;

  • M5, monocítica;

  • M6, eritroleucemia;

  • M7, megacariocítica.

Atualmente se analisam através de várias técnicas (microscopia, imunofenotipagem, cariótipo, FISH, painel de mutações por NGS). Com base nisso, hoje temos uma classificação bem mais precisa baseada em técnicas modernas, o que individualiza muito e permite ao médico definir qual o tratamento deverá ser seguido.

 


Dr. Fabio Pires

Selecione uma área para saber mais:

Prevenção

Saiba Mais

Fatores de risco

Saiba Mais

Sintomas

Saiba Mais

Diagnóstico

Saiba Mais

Tratamento

Saiba Mais

Recaída

Saiba Mais

Últimas notícias sobre câncer LMA:

Câncer

Fevereiro Laranja: mês da conscientização sobre as leucemias

A leucemia não escolhe sexo, classe social ou idade. Qualquer pessoa pode receber o diagnóstico, por isso é importante ficar atento aos sinais da doença.…
Notícias LMA (Leucemia mielogênica aguda)

No Dia Mundial do Doador de Sangue, uma história para lembrar que cada gota ajuda a transformar vidas

Depois de um tumor no sangue aos 17 anos e transfusão de mais de 100 bolsas, Marcos descobriu a importância da doação. Hoje, secretário de…
Noticias linfomas

Terapias biológicas e alvo estão superando a quimioterapia no tratamento das doenças onco-hematológicas

Resultados positivos que se mostram duradouros são boas notícias do congresso internacional da Sociedade Americana de Hematologia.
Notícias leucemias
Os desafios dos cânceres hematológicos, do diagnóstico preciso ao acesso aos novos tratamentos
Agenda
I Simpósio Internacional de Onco-Hematologia | Março 2018