O câncer de mama é o principal tipo de câncer que acomete mulheres em todo o mundo, especialmente a partir dos 50 anos. Segundo o INCA, a cada ano surgem cerca de 57 mil novos casos da doença só no Brasil, causando a morte de mais de 14 mil mulheres. Além de se prevenir, é fundamental que a mulher conheça o próprio corpo e saiba identificar sinais de que algo possa estar errado. A seguir listamos quatro sinais de alerta para a doença:
1. Endurecimento mamário: a região em volta dos mamilos pode se tornar mais rígida, pode haver diminuição do tamanho da mama e/ou a pele ficar com aspecto enrugado;
2. Secreção nos mamilos: saída de secreção de aparência incolor ou com sangue sem a mama ter sido apertada. Se você tem dúvida sobre a cor do líquido, coloque um lenço branco no mamilo.
3. Vermelhidão e inchaço dos seios: pele avermelhada na região das mamas ou axilas, presença de descamação ou coceira, além de inchaços fora do período menstrual;
4. Caroço na mama ou nas axilas: presença de caroço, sendo geralmente duro, irregular e indolor.
E lembre-se: se você possui mais de 50 anos ou tem histórico familiar da doença, é importante ficar em dia com a mamografia, um exame seguro e eficaz para a detecção precoce do câncer de mama.
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.