A relação entre o consumo de bebidas alcoólicas e o risco de desenvolvimento de câncer foi tema de um artigo do Dr. Antonio Buzaid, cofundador do Instituto Vencer o Câncer, e da oncologista Jéssica Ribeiro Gomes, publicado no portal da Revista Veja.
No texto, eles destacam que estudos científicos têm demonstrado que o álcool está associado a um aumento no risco de diversos tipos de câncer, incluindo os de mama, fígado, esôfago e colorretal. “A Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC) classifica o álcool como carcinogênico, ou seja, ele definitivamente aumenta as chances de se desenvolver um câncer”, afirmam.
O artigo também ressalta a importância da conscientização pública sobre os perigos do consumo de álcool em relação ao câncer. Leia o texto completo, clicando aqui.
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.