Dra Maria Alzira Rocha
A metástase é um processo desafiador da história natural do câncer, no qual as células malignas se espalham, a partir do tumor original (primário), para outras partes do organismo, através da corrente sanguínea ou sistema linfático.
Qualquer parte do corpo pode ser acometida por metástases. Mas há rotinas de investigação específicas para cada tipo de câncer. A identificação precoce da metástase é essencial para o planejamento do tratamento e aumento das chances de sucesso.
Como é feito o tratamento da metástase?
O tratamento da metástase pode envolver diferentes abordagens, como cirurgia, radioterapia, quimioterapia, imunoterapia e terapias-alvo, dependendo do tipo do câncer primário (que é o guia das escolhas terapêuticas), marcadores moleculares, fatores anatômicos e funcionais dos órgãos acometidos.
Um alerta importante: é fundamental seguir o plano terapêutico estabelecido junto com seu oncologista, tanto no tratamento da doença metastática quanto no da doença não metastática. O tratamento proposto por um especialista, capaz de considerar e tratar todas as nuances necessárias, implica em melhores resultados para o paciente.
Ter doença metastática não significa que não há opções de tratamento e controle. Com os avanços atuais das terapias contra o câncer, muitos pacientes tem suas doenças sob controle com preservação de qualidade de vida e funcionalidade.
Maria Alzira Rocha é médica oncologista no Hospital Israelita Albert Einstein e integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.