
Dicas para os Pacientes Oncológicos
Pacientes oncológicos têm naturalmente um sistema imunológico mais debilitado devido à idade e à agressividade inata do câncer.
Neste caso, o cuidado com alimentação correta e suplementação precisa ser redobrado. Quando se tem uma doença instalada no organismo, há um gasto energético aumentado e uma maior perda de peso e de micronutrientes. Estes, são necessários para uma boa saúde óssea, sistema imunológico, nervoso, motor etc.
Tratamento oncológico submete paciente a situações de estresse emocional e depressão, acarretando menor ingesta alimentar e, consequentemente, maior deficiência de micronutrientes, como cálcio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B, vitamina D etc e perda de peso. Consequentemente, menor resposta ao tratamento oncológico e um sistema imunológico mais debilitado.
Efeitos colaterais de quimioterápicos interferem diretamente na alimentação e no equilíbrio nutricional do paciente. Ingestão inadequada está relacionada também ao aumento da toxicidade dos quimioterápicos e menos controle dos efeitos colaterais.
Exemplos: mucosite (inflamação da mucosa do trato gastrointestinal, a começar da boca), náuseas, rejeição a texturas, sabores e odores, mudança no paladar (disgeusia), dificuldade para engolir (odinofagia), diarreia e constipação.
Para tratar estes desequilíbrios nutricionais, existem fórmulas alimentares que minimizam a desnutrição, aumentam o aporte calórico e proteico e consequentemente fortalecem sistema imunológico.
De eficácia comprovada, estes suplementos fornecem melhores quantidades de proteínas, calorias e micronutrientes. Eles são utilizados como forma de terapia nutricional altamente especializada e de execução prática.
Os suplementos são de fácil aquisição, sendo encontrados em farmácias e lojas online. Suplementos em forma de shakes prontos para consumo e também em pó com e sem sabor. Algumas marcas têm linhas exclusivas e específicas para oncologia, idosos, diabéticos e imunomodulação (preparo para cirurgias).
Para pacientes oncológicos em geral, e em particular aqueles submetidos a tratamentos mais agressivos, são indicados suplementos alimentares, que têm por finalidade minimizar os efeitos colaterais dos quimioterápicos e dar suporte nutricional a estes pacientes.
Os suplementos para idosos contêm mais cálcio, Vitamina D e proteínas, enquanto os que se destinam ao preparo imunológico em cirurgias é enriquecido com arginina, nucleotídeos e ácidos graxos w-3, buscando atender às necessidades de cada situação e população-alvo. Para paciente oncológico, é recomendado o suplemento com maior aporte proteico.
Existe também a opção de módulos proteicos, para o aumento do aporte de proteínas. Estas combinações e fórmulas de suplementos são uma forma de garantir níveis eficientes de calorias, proteínas, gorduras e micronutrientes sem que a pessoa precise ingerir grande quantidade de comida.
Para reforçar o sistema imunológico, é bom consumir crucíferas (couve de Bruxelas, repolho, couve flor e brócolis), chá verde, cúrcuma, castanhas, fibras e gorduras boas (abacate e óleo e coco).
A orientação nutricional é importante para todas as pessoas, principalmente para pacientes oncológicos. Tenha seu nutricionista.
Corpo e mente
A atividade física é importante para uma boa saúde mental. Manter o corpo em movimento ajuda a evitar quadros de depressão e ansiedade.
Os exercícios mais recomendados são os de fortalecimento muscular, aeróbicos e respiratórios. Eles devem ser feitos com a orientação de especialistas.
Segurança alimentar
Fundamental para evitar contaminação pelos alimentos, que pode debilitar o sistema imune.
- Higienizar as embalagens antes de guardar.
- Evitar contaminação cruzada entre alimentos. Por exemplo: não cortar com a mesma faca carne e verduras e separar os tipos de alimentos nas prateleiras.
- Evitar estoque de grandes quantidades de alimentos, principalmente os secos, para não haver acúmulo de sujeira e perda no controle sobre quantidades e de data de validade
- Reforçar os cuidados de higiene no preparo das refeições: limpar a bancada, lavar as mãos, usar unhas curtas, manter ambiente limpo e não deixar lixo acumular
- Realizar desinfecção correta de frutas, legumes e verduras hipoclorito de sódio, cloro orgânico ou outro produto semelhante
Referências
BRASPEN. Recomendações Nutricionais para o paciente oncológico durante a pandemia do Coronavírus (COVID-19).
INSTITUTO VENCER O CÂNCER. Coronavírus: cuidados essenciais para pacientes oncológico.
JOSÉ. J.F.B; Estratégias alternativas na higienização de frutas e hortaliças. Rev. de Ciências Agrárias vol.40 no.3 Lisboa set. 2017.
JUNIOR.E.A.S, et al. Avaliação da redução de patógenos produtos alternativos para higienização de vegetais utilizando. Rev Bras Nutr Func; 43(78), 2019
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA. Consenso Nacional de Nutrição Oncológica).
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ONCOLOGIA CLÍNICA. Posicionamento SBOC – Coronavírus (COVID-19) – Informação ao Paciente.
SOUZA.N et al, Nutrição Funcional: Princípios e Aplicação na Prática Clínica. Acta Port Nutr no.7 Porto dez. 2016.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Nutrição, imunidade e diabetes em tempo de coronavírus.