O consumo de alimentos que estejam fora da temperatura considerada ótima pode influenciar a sensação de náuseas.
Para evitar náuseas e vômitos, uma das recomendações sugeridas aos pacientes oncológicos é consumir alimentos que estejam em temperatura ambiente e fugir de pratos muito quentes ou muito frios. A razão é: o choque de temperaturas pode causar distensões e contrações no estômago.
O estômago trabalha, normalmente, com uma faixa de temperatura “ótima”, que varia entre 37°C e 42°C. Qualquer alimento fora dessa margem pode alterar o funcionamento do órgão.
Ingerir alimentos muito acima ou muito abaixo dessa faixa é uma situação incomum para o órgão, que passa a produzir quantidade maior de líquidos e trabalhar mais para tentar regular sua temperatura interna. É um processo que exige muito mais energia de um organismo que já está debilitado e, para piorar, provoca contrações e distensões gástricas, intensificando a sensação de náusea.
Muitos pacientes reclamam que os alimentos mais quentes possuem aroma e sabor mais acentuados, o que também contribui para aumentar a ânsia de vômito. Nesse caso, consumir alimentos mais frios é vantagem, porque a baixa temperatura “anestesia” as papilas gustativas, tornando o sabor mais neutro.
Ou seja, na hora da refeição, o paciente em tratamento quimioterápico deve dar preferência aos alimentos frios (mas nem tanto, algo mais próximo do morno), em temperatura mais próxima da considerada ótima. O que não significa eliminar a comida quente do cardápio, Todo paciente começa a conhecer melhor seu quadro no dia-a-dia e a identificar quando está em condições de comer, sem se sentir mal.
Uma dica é esperar uma hora após a sessão de quimioterapia para alimentar-se. Além disso, realizar cinco ou seis pequenas refeições ao longo do dia é melhor do que realizar três grandes refeições. Não beba enquanto estiver se alimentando e também não se deite logo após comer.
Se for o caso, tente deixar a comida esfriando alguns minutos no prato antes de iniciar a refeição.
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.