O que é Sarcoma?

Compartilhe:

Sumário

[/vc_column_text][vc_column_text f_post_font_size=”15″ f_post_font_line_height=”1.8″]O nome, a princípio, assusta. No entanto, os sarcomas são tumores bastante raros que comprometem os tecidos conjuntivos que ficam entre a pele e os órgãos internos, como músculos, tendões e gordura.

O nome do tipo de sarcoma depende do tecido em que ele se originou. O sarcoma que se origina no tecido gorduroso é chamado de lipossarcoma; aquele que se origina no músculo liso (músculo que fica ao redor das alças de intestino e na parede de vasos sanguíneos) recebe o nome de leiomiossarcoma. O que se origina nos músculos estriados (responsáveis pela movimentação do corpo) é chamado de rabdomiossarcoma.

O que é Sarcoma?
Local de surgimento de vários tipos de sarcomas de partes moles (A). Destaque para o retroperitônio, região localizada na parte posterior do abdômen e mostrada em detalhes em corte transversal (B).
O que é Sarcoma?
Regiões do corpo mais afetadas pelos sarcomas.

Os sarcomas tendem a se infiltrar nos tecidos que ficam ao redor do local onde se originaram, tornando a cirurgia tecnicamente mais difícil. Exceto por raros casos, os sarcomas se espalham primariamente pelos vasos sanguíneos. Os pulmões são os órgãos que mais correm risco de metástases; já o envolvimento do cérebro é muito raro.

Há dezenas de tipos de sarcomas. Nos adultos, os mais comuns são sarcoma pleomórfico indiferenciado, lipossarcoma e leiomiossarcoma de alto grau. Os sarcomas são divididos, de acordo com o grau de agressividade, em baixo grau, grau intermediário e alto grau. Os de alto grau têm maior propensão para produzir metástases em locais distantes ao de origem. 


Atualização: Dra. Veridiana Pires De Camargo – CRM: 113175 Oncologista Clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo Apoio: Dra. Jéssica Ribeiro Gomes – CRM: 159784 Oncologista Clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo Vídeo: Dra. Veridiana Camargo

Foto de Dr. Antonio Carlos Buzaid

Dr. Antonio Carlos Buzaid

Destacado oncologista clínico, graduado pela Universidade de São Paulo, com experiência internacional nos EUA, onde foi diretor de centros especializados em melanoma e câncer de pulmão, além de professor na Universidade de Yale. No Brasil, dirigiu centros de oncologia nos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, e atualmente é diretor médico geral do Centro de Oncologia do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. CRM 45.405

Foto de Dr. Fernando Cotait Maluf

Dr. Fernando Cotait Maluf

Renomado oncologista clínico, graduado pela Santa Casa de São Paulo, com doutorado em Urologia pela FMUSP. Ele foi chefe do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica do Hospital Sírio Libanês e atualmente é diretor associado do Centro de Oncologia do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, além de membro do Comitê Gestor do Hospital Israelita Albert Einstein e professor livre-docente na Santa Casa de São Paulo. CRM: 81.930

Pesquisa Clínica

Novos tratamentos e medicamentos, com segurança e eficácia, de forma gratuita. Conheça.

Artigos relacionados

Acesse outros artigos sobre o Câncer.

Busque novas possibilidades de tratamento

Se você busca novas opções de tratamento para si ou para alguém próximo, encontre aqui estudos clínicos com recrutamento aberto. Participar é uma forma de acessar novos tratamentos e contribuir com a evolução da medicina.