Carcinoma in situ e metástase

Compartilhe:

Sumário

Compartilhe:

Tive carcinoma ductal in situ na mama direita em 2013. Fiz quadrantectomia e 32 sessões de radioterapia. Me falaram que as chances de cura eram de 100%. Tomei tamoxifeno 20mg por 2 anos e houve suspensão do uso por complicações vasculares. Agora em outubro, descobri que estou com metástases do mesmo carcinoma nos rins, pulmão e ossos. Como isso pode ter ocorrido? Carcinoma in situ se espalha?

Primeiramente, seria interessante uma reavaliação da lâmina do carcinoma in situ da mama de 2013 para verificar as características do tumor para definir se tinha alto ou baixo risco de recorrência. A medicação (tamoxifeno) tem o objetivo de prevenir o aparecimento de um novo carcinoma: in situ ou invasivo. Portanto, vale a pena investigar se estas metástases se referem ao mesmo tumor de 2013 ou uma nova lesão tumoral que surgiu na mama.

Dra. Andréa Malta Ferrian: Oncologista clínica da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

 

Pesquisa Clínica

Novos tratamentos e medicamentos, com segurança e eficácia, de forma gratuita. Conheça.

Busque novas possibilidades de tratamento

Se você busca novas opções de tratamento para si ou para alguém próximo, encontre aqui estudos clínicos com recrutamento aberto. Participar é uma forma de acessar novos tratamentos e contribuir com a evolução da medicina.