O crescimento dos casos de câncer em pessoas com menos de 50 anos em diversas partes do mundo é um fenômeno preocupante, que tem chamado a atenção da comunidade científica.
O tema é analisado em artigo publicado no portal The Conversation Brasil, assinado pelo oncologista Antonio Buzaid, fundador do Instituto Vencer o Câncer, e pela oncologista Jéssica Ribeiro Gomes, integrante do comitê científico do IVOC.
No texto, os médicos discutem os dados mais recentes, possíveis explicações para essa tendência e reforçam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce também entre os mais jovens. Embora fatores genéticos continuem sendo relevantes, aspectos como alimentação ultraprocessada, sedentarismo, exposição a substâncias químicas e alterações no microbioma intestinal podem estar entre as causas do aumento.
Leia o artigo completo aqui.
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.