Câncer de próstata: Congresso Europeu apresenta novidades para o tratamento da doença

Compartilhe:

Sumário

Compartilhe:

O encontro anual da Sociedade Europeia de Oncologia, realizado entre os dias 20 e 24 de outubro, em Madri, apresentou pesquisas relevantes, com potencial para mudar práticas clínicas no tratamento diversos tipos de câncer.

Um dos estudos trouxe dados sobre a terapia com Lutécio PSMA, para o tratamento do tumor de próstata. O oncologista Fernando Maluf, fundador do Instituto Vencer o Câncer, acompanhou o evento e escreveu sobre esta pesquisa em sua coluna no portal UOL.

“Trata-se de um radiofármaco —uma droga radioativa— que é conjugada ao PSMA, uma proteína expressa no câncer de próstata. O medicamento, ao se ligar a essa proteína, causa danos ao DNA da célula tumoral, inibindo o seu crescimento e replicação”, explica Maluf. A pesquisa envolveu 468 pacientes e comparou a estratégia de uso do Lutécio PSMA com novas drogas anti-hormonais. Os pesquisadores apontaram uma redução do risco de progressão radiológica ou morte em 59%, comparado com hormonioterapia pura.

Para ler o texto completo, clique aqui!

Publicação: 06/11/2023 | Atualização: 18/07/2025

Pesquisa Clínica

Novos tratamentos e medicamentos, com segurança e eficácia, de forma gratuita. Conheça.

Busque novas possibilidades de tratamento

Se você busca novas opções de tratamento para si ou para alguém próximo, encontre aqui estudos clínicos com recrutamento aberto. Participar é uma forma de acessar novos tratamentos e contribuir com a evolução da medicina.