back to top

Crenças populares podem atrasar diagnóstico precoce do câncer de mama

spot_img

“Prótese de silicone pode causar câncer” e “desodorante aerosol aumenta o risco de desenvolver tumor” são alguns dos mitos ligados ao câncer de mama, segundo levantamento realizado pelo serviço de mastologia do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo).

Os principais questionamentos de pacientes em tratamento na instituição e seus familiares foram relacionados em consultas médicas ou multiprofissionais e referem-se a tipos de alimentos que podem estar relacionados ao tumor, ou hábitos e atitudes que podem favorecer o surgimento da doença, como o uso de lingerie apertada. Grande parte do público também tem dúvidas sobre a relação do câncer com a hereditariedade.

Segundo o mastologista José Roberto Filassi, a maior facilidade de acesso à internet, que poderia ser um facilitador da busca por informações pertinentes, passou também a propagar diversas inverdades sobre o câncer. “Existe uma série de informações que circulam sobre o tema e que não estão fundamentadas em estudos científicos. Portanto, não correspondem à realidade. Conversar com seu médico é sempre o melhor caminho para esclarecer todas as dúvidas sobre este assunto”.

Confira na lista abaixo as crenças populares que não passam de mitos:

  • O câncer é sempre hereditário 

Muitas pessoas ainda acreditam que o principal fator para o surgimento do câncer é hereditário, mas apenas 10% dos tumores têm esta correlação. Em 90% dos casos a alteração que leva ao tumor é adquirida durante a vida. É importante, portanto, estar sempre atento ao próprio corpo: nódulos e feridas que persistem por muito tempo e não existiam antes podem indicar algum problema de saúde. Nesse caso, a visita ao médico não deve ser adiada.

  • O autoexame substitui a mamografia

O autoexame, ou mesmo o exame clínico feito por um especialista, não são suficientes  para o diagnóstico de câncer. A recomendação é realizar a mamografia regularmente, de acordo com a indicação de seu médico.

  • Uso de desodorante aerosol facilita o desenvolvimento de tumores

A axila não tem células mamárias, portanto, o uso de qualquer tipo de desodorante não afeta as mamas.

  • Prótese de silicone pode dificultar o diagnóstico

Não há consenso científico quanto às limitações dos exames de imagem em pacientes que possuem próteses de silicone nas mamas. Tampouco há pesquisas que relacionem a cirurgia para aumento dos seios com o aparecimento de tumores.

  • Lingerie apertada aumenta o risco de câncer de mama

O tipo de sutiã, independente do tecido ou modelo, não favorece o desenvolvimento do câncer de mama.

  • A pílula anticoncepcional provoca câncer

Não existem estudos que permitam a associação entre o uso de pílula anticoncepcional e aumento da incidência de câncer.

  • Quando o câncer aparece novamente, a doença não tem mais cura

Cada paciente é único e responde de uma maneira aos diferentes tipos de tratamento disponíveis, por isso não é possível afirmar que todos os casos vão evoluir da mesma maneira.

Logotipo do Instituto Vencer o Câncer

O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria